PROJETO IRRIGADO BAIXO-AÇU VAI USAR TURBINA EÓLICA PARA BOMBEAR ÁGUA


VALE DO AÇU - O perímetro irrigado Baixo Açu, situado entre os municípios de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, Vale do Açu, vai ser o primeiro do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) a utilizar a tecnologia de turbina eólica de eixo vertical para o bombeamento de água para irrigação, uma alternativa ao consumo de energia elétrica.

A instalação será feita por meio de convênio a ser celebrado esta semana entre o Departamento com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolveu o sistema testado em protótipos até chegar ao produto final disponível agora no mercado.
 A informação é da assessoria de comunicação do Dnocs, em Fortaleza, capital do Ceará.

O diretor-geral da autarquia regional, Emerson Fernandes, informou que o projeto da turbina eólica já está desenvolvido e sua utilização por convênio vem sendo discutida desde 2012, com recurso previsto em orçamento de 2013 para empreendimento desta natureza. O equipamento vai captar água do rio Piranhas-Açu e abastecer um reservatório de mil m³.

BENEFÍCIO
O equipamento será instalado com medidores de desempenho para observação dos resultados com vistas à possível implantação em outros perímetros do Dnocs que ofereçam condições adequadas de velocidade dos ventos. 


 A implantação da turbina eólica, que custa R$ 252,6 mil, possibilitará a irrigação de 12 hectares com capacidade para fornecer 20 mil litros de água por hora, em condições de vento na velocidade de sete metros por segundo
(O Mossoroense)