PROGRAMA BALDE CHEIO REÚNE PRODUTORES RURAIS, COORDENADORES, TÉCNICOS E SECRETÁRIO EM PONCIANA



  O secretário municipal de Agricultura, Francisco Paiva (Bão), esteve na tarde desta segunda-feira, 24, no distrito de Ponciana, para participar de uma importante reunião com os produtores rurais para tratar de assuntos relacionados ao Programa Balde Cheio, desenvolvido por meio de uma parceria entre pecuaristas, Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, Emater, Sebrae e Banco do Nordeste, com o objetivo de capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
Com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares e melhorar a qualidade de vida do homem do campo, o prefeito Abelardo Rodrigues oferece através da secretaria municipal de Agricultura, todo suporte necessário para os produtores. 

Há pouco tempo participando do Balde Cheio, o produtor rural Helton Félix de Medeiros (na foto à esquerda) aderiu e já é um exemplo de sucesso. "Estava desempregado, depois que entrei para o programa Balde Cheio, a produção do leite aumentou e estou conseguindo uma boa renda".

"Ele conseguiu um aumento de cerca de 300% na produção de leite em apenas quatro meses", comemorou o zootecnista e coordenador do programa no Estado, Thiago Palmeira, com base nos dados extraídos do relatório de acompanhamento da produção. Segundo Thiago, o ótimo resultado surpreendeu pela rapidez e é um sinal de que está dando certo.




Coordenador do Balde Cheio pelo Sebrae, Acácio Brito (na foto, à dir.), ressaltou a importância da parceria entre os produtores e abordou a cerca de algumas experiências de projetos semelhantes e bem sucedidos em desenvolvimento em outros municípios do Rio Grande do Norte.




O Agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual do BNB, Alessandro Borges (na foto à esq.), esclareceu dúvidas dos participantes do encontro a cerca dos serviços e/ou créditos disponibilizados pelo banco aos participantes do programa.

O secretário municipal, reiterou o apoio da Prefeitura, e se mostrou satisfeito com o resultado da reunião e espera que o programa desperte o interesse de outros produtores do município. 

Após as discussões, foi feita uma visita técnica na propriedade familiar de Helton Medeiros, uma oportunidade para os interessados em participar do Balde Cheiro conhecer como é produzida a alimentação do rebanho.

Participantes do encontro se dirigiram até a propriedade rural para observar o plantio que alimenta o rebanho. (Foto:  Keffas Emmanuel)
 No caminho, uma parada para passar algumas orientações (Foto: Keffas Emmanuel)

No encerramento do encontro, uma foto com todos para registrar a visita (Foto: Keffas Emmanuel)

(http://panoramadoalto.blogspot.com.br