REGUFFE SE FILIA AO PODEMOS, QUE SE TORNA A SEGUNDA MAIOR BANCADA DO SENADO

O senador José Antônio Machado Reguffe se filiou nesta quarta-feira ao Podemos (antigo PTN). Com isso, o partido se consolida como a segunda maior legenda do Senado, com dez parlamentares. A bancada, agora, supera a do Partido Social Democrático (PSD), que tem nove. A liderança é do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 13 senadores. Reguffe estava sem partido desde 2016, quando se desligou do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por divergir do apoio ao governo da então presidente Dilma Rousseff.

Em uma rede social, o parlamentar do Distrito Federal disse ter aceitado o convite do Podemos após a garantia de "liberdade total de voz e voto". Ele é defensor de candidaturas avulsas, sem filiação partidária, que não são permitidas pela legislação eleitoral vigente.

"Além disso, o Brasil precisa construir uma alternativa de centro, mas não desse centro fisiológico, não desse toma lá dá cá que envergonha, não do Centrão, mas de um centro democrático, que discuta verdadeiramente um projeto de país", completa o comunicado.

No plenário do Senado, Reguffe afirmou que o convite partiu do líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR) e da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que é deputada federal por São Paulo.

Dias elogiou o agora correligionário, deixando aberta a janela para uma possível disputa por outro cargo em 2022. Ele poderia concorrer ao governo do Distrito Federal ou, ainda, à Presidência da República.

— Quem sabe, no plano eleitoral, vossa excelência possa ser convocado para funções ainda maiores do que aquela que exerce hoje como senador? — especulou o senador pelo Paraná.

O mandato do senador vai até as próximas eleições gerais, em 2022.