VERÃO NO RIO GRANDE DO NORTE DEVE SER DENTRO DA NORMALIDADE, PREVÊ EMPARN


Iniciado às 7h05 desta segunda-feira (21), o verão no Rio Grande do Norte deverá ocorrer dentro da normalidade, com temperaturas chegando a até 38ºC na região do Alto Oeste. De acordo com com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o fenômeno La Niña vai influenciar na manutenção da regularidade de chuvas na região Nordeste.

“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot. Entre os meses de janeiro e março, o volume de chuvas pode chegar a 315 mm na região Oeste, 250 mm nas regiões Leste e Central e 188 mm na região Agreste. 

Para o período chuvoso da região, entre fevereiro e maio, Bistrot explica que serão acima do normal para toda o Nordeste. Em relação às temperaturas, para Natal, a previsão da Emparn é que as temperaturas máximas esperadas variem entre 28ºC e 33ºC e as mínimas entre 24ºC e 26ºC. 

Já no Alto Oeste deve variar entre 28ºC e 27ºC. As análises realizadas não registraram alterações na condição de seca no Rio Grande do Norte, mantendo no mês de novembro, 83% da sua extensão territorial atingida pelo fenômeno.