VEREADORES SE DESPEDEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL: “MISSÃO CUMPRIDA”


A eleição de 2020 na capital potiguar marcou a aposentadoria de três nomes que os natalenses se acostumaram a ver na Câmara Municipal: Eleika Bezerra (PSL), Franklin Capistrano (PSB) e Fernando Lucena (PT). Os três encerram os mandatos como vereadores na próxima quinta-feira 31, último dia da legislatura atual.

Dos três, somente Lucena (PT) tentou a reeleição no pleito deste ano, mas com 1.788 votos não conseguiu renovar o mandato. O petista deixa a Casa após 16 anos dedicados à legislatura natalense e se despede de forma definitiva, segundo ele próprio. O ainda parlamentar faz um balanço positivo da atuação na fiscalização, sobretudo na área da saúde, mas faz ressalvas às dificuldades do cargo.

“O bom é renovar mesmo. Isso faz muito bem para a democracia e eu fiz minha parte. Hoje pode-se dizer que eu estou aposentado e não pretendo mais ser candidato a vereador em Natal. Foram 16 anos de uma fiscalização muito intensa que eu tentei fazer, muitas vezes a gente não consegue alcançar o que a gente espera porque não depende apenas da gente. Posso dizer que tentei e lutei pela saúde, inclusive na pandemia — onde vimos que a saúde é o ponto central dos problemas do nosso povo”, destacou o vereador de 68 anos.

Embora esteja “aposentado” da Câmara, Lucena não descarta concorrer nas eleições de 2022 para “trazer opinião ao debate”. Em dois anos, os eleitores potiguares irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados distritais e federais. “Não serei mais candidato a vereador. No entanto, a política é muito dinâmica. A bagunça que é o governo Bolsonaro está aí nos mostrando todos os dias que é preciso ter um contraponto. Acho que concorrer ao Senado seria bacana. A minha ideia é entrar para o debate, dar opinião. Se ganhar, ganhou, se não, vou continuar fiscalizando do mesmo jeito”, pontuou Lucena.

“Não pretendo me trancar”

Aos 78 anos, Eleika Bezerra se retira definitivamente da vida política na Câmara. Após oito anos de vereadora defendendo a bandeira da educação, pela qual se elegeu duas vezes, em 2020 ela sequer quis concorrer ao cago, influenciada por familiares. Embora afastada da vida pública a partir de 2021, a professora aposentada da UFRN garante que continuará ativa politicamente à frente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).
“Não foi uma decisão fácil, mas a gente tem que assumir os desdobramentos das nossas opções de vida.

Sou orientadora educacional e trabalhei muito isso com meus alunos. Na vida nós estamos sempre diante de opções. Sou cidadã e sou política, assim como todo mundo. Existem coisas pelas quais irei batalhar. Não pretendo me trancar, mas agora espero descansar um pouco e refletir neste mês de janeiro”, contou Eleika.

Durante o discurso de despedida no plenário da Câmara, na última quinta 24, a vereadora agradeceu aos próprios eleitores e pediu que o colegiado siga lutando por uma cidade mais justa. “Agora, enquanto cidadã, meu trabalho terá novas estratégias. Gostaria de informar que cumpri com os compromissos de campanha assumidos publicamente, como a doação integral do meu salário de vereadora, que contemplou cerca de 16 instituições de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Saio podendo olhar no olho de qualquer um. Respeito, respeito e respeito. Só assim todos seremos mais felizes”, disse.

Aposentadoria após sete mandatos

Com 28 anos de legislatura na Câmara de Natal, Franklin Capistrano também decidiu se aposentar da vida pública aos 77 anos. Médico psiquiatra de formação, Capistrano não se candidatou à reeleição neste ano. No plenário da Câmara, ele enfatizou a atuação nas comissões de saúde e de direitos humanos em quase três décadas como vereador.

Filiado ao PSB, Dr. Franklin é paraibano, nasceu na cidade de Monteiro e começou sua atividade política no movimento estudantil. Já na capital potiguar, os primeiros passos na política chamaram a atenção dos colegas do colégio Atheneu. Durante sua carreira na área, chegou a presidência do poder Legislativo natalense no biênio 2015-2016.

“São 28 anos como vereador, foram 33 mil votos somando todas as campanhas ao longo deste período e gostaria de agradecer a confiança dos eleitores que me colocaram como representante da cidade do Natal. De norte a sul, de leste a oeste, estive presente em todos os bairros de Natal fazendo um trabalho de solidariedade principalmente com as comunidades mais necessitadas de uma saúde mental mais adequada. Deixei o meu legado, a marca do meu trabalho e fui homenageado com o título de cidadão do Rio Grande do Norte pela Assembleia Legislativa”, afirmou o vereador.