DIPLOMAÇÃO DO PREFEITO ELEITO EM MACAPÁ (AP) SERÁ DIA 29 DE DEZEMBRO




Os eleitos para a Prefeitura de Macapá (AP), Dr. Furlan (Cidadania) e a vice, Mônica Penha (MDB), serão diplomados no próximo dia 29 de dezembro, às 17h, pela Justiça Eleitoral da capital do estado amapaense.


A chapa vencedora foi escolhida pela maioria dos eleitores da cidade com 55,67% dos votos válidos, somando 101.091 votos no total.

O novo prefeito assumirá o mandato no dia 1º de janeiro de 2021, juntamente com os demais eleitos nos 5.568 municípios que realizaram eleições este ano.

Aos 47 anos, o médico Dr. Furlan, natural de Belém (PA), está no terceiro mandato como deputado estadual pelo Amapá. Ele concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez. 

Adiamento das eleições 

Macapá foi o último município brasileiro a conhecer o prefeito eleito este ano em razão do adiamento da votação. No dia 12 de novembro, três dias antes do primeiro turno realizado em todo o país, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais na cidade. O pedido de adiamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) devido à instabilidade no fornecimento de energia na região. O primeiro turno foi realizado no dia 6 de dezembro, e o segundo turno no dia 20 de dezembro.

Consequentemente, a cidade é a única do Brasil que terá a diplomação realizada após o dia 18 de dezembro, data-limite prevista na legislação eleitoral.

A data definida atende ao previsto na Resolução TRE-AP nº 551/2020, que prevê a diplomação dos eleitos no município de Macapá até o dia 30 de dezembro de 2020.

CM/LG, DM