IDOSA RECEBE DOSE TROCADA DE VACINA CONTRA COVID-19 EM NATAL


Uma idosa foi ao drive thru da UnP da Roberto Freire para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Natal, nesse domingo (23). Ela havia tomado a primeira dose da vacina de Oxford e acabou fechando o ciclo da imunização com uma dose da Coronavac.

Após perceber o erro, quando já estava retornando para casa, o neto da mulher voltou ao local da aplicação e a equipe de vacinação admitiu que houve o erro. Até o momento, a idosa não registrou problemas pela vacinação equivocada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde Natal orientou que "se a pessoas recebeu dose diferente já informe na unidade onde foi aplicada a dose para que possa ser feita a notificação". Além disso, a pasta acrescentou "se a pessoa apresentar qualquer tipo de intercorrência durante 30 dias após a segunda dose da vacina também é solicitado procure a Unidade onde foi ministrada a vacina para notificar".

De acordo com Janeusa Trindade, médica em imunologia, a orientação do Minitério da Saúde é não fazer uma terceira dose e registrar como erro de imunização. Ainda não se sabe se a imunização fica comprometida, pois não foi feito estudo de intercambialidade com Oxford e Coronavac. 

Com Pfizer e Oxford foi feito e não há comprometimento, pois uma reforça a outra, mas com Coronavac e Oxford ainda não se tem informações ainda.