DESESPERO: FÁBIO FARIA COMPARTILHA IMAGEM ANTIGA E MANIPULADA PARA ATACAR ATOS CONTRA BOLSONARO


O ministro das Comunicações do governo de Jair Bolsonaro, Fábio Faria, compartilhou nas redes sociais uma imagem antiga e manipulada para criticar as manifestações deste sábado (29) contra o presidente Jair Bolsonaro. A imagem já foi classificada como montagem por agência de checagem.

O ministro compartilhou uma foto que mostra manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) segurando um cartaz com o texto “Não me obriguem a trabalhar!”. Na legenda, ele escreveu: “É sério que ainda tem gente que tem saudade disso?”.

A foto, no entanto, apresenta sinais claros de que foi alterada digitalmente. Tirada em 28 de janeiro de 2015 por Viviane Barbosa, da Mídia Consulte, a foto original apareceu em uma publicação no site da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT de São Paulo e mostra manifestantes segurando um cartaz com a frase: “Não mexa com os meus direitos”. A informação foi checada pela agência Lupa.

Após receber alerta de seus próprios seguidores, Fábio apagou a publicação. O perfil Tesoureiros do Jair, no entanto, guardou os prints. Confira: