EDUARDO BOLSONARO RECORRE A FAKE NEWS PARA ATACAR LULA APÓS ASCENSÃO DO EX-PRESIDENTE NAS PESQUISAS


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou a demonstrar o desespero do Clã Bolsonaro com o avanço do ex-presidente Lula nas pesquisas eleitorais referentes ao pleito de 2022. Nesta sexta-feira (28), o parlamentar compartilhou em seu perfil no Twitter uma fake news criada por bolsonaristas para atacar o ex-mandatário.

A publicação republicada pelo parlamentar é de autoria de um perfil chamado “Mulher Morcego”, que compartilha um vídeo descontextualizado dizendo que “Lula acaba de ser expulso da cidade de Itanagra-BA. O Exército teve que fazer a segurança dele. Se os JORNAZISTAS omitem, a gente publica”.

Logo de cara já é possível perceber que trata-se de uma gravação antiga, tendo em vista que as imagens mostram a Caravana Lula Pelo Brasil, ocorrida entre 2017 e 2018.


Conforme aponta a Agência Lupa de checagem, antes de chegar ao Twitter, a mentira circulou no WhatsApp. A agência destaca que o fato mostrado no vídeo ocorreu em março de 2018, durante passagem pelo Sul do Brasil, e não pela Bahia. Na ocasião, o Movimento Brasil Livre (MBL) hostilizou a caravana do ex-presidente na cidade de São Vicente do Sul (RS).


Mesmo assim, Lula não expulso da cidade, onde realizou ato com participação de apoiadores.

Foi na caravana pelo Sul que o ônibus do ex-presidente foi alvo de um ataque fascista a tiros. O caso ocorreu em 27 de março, entre as cidades Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.