DISPUTA PARA SENADO: PV TROCA CARLOS EDUARDO POR RAFAEL MOTTA

Milklei: “A candidatura de Rafael está posta e é irreversível. Decidiremos em conjunto qual senador o PV vai apoiará”

O presidente do Partido Verde (PV) no Rio Grande do Norte, vereador de Natal Milklei Leite, divulgou que vai apoiar o deputado federal Rafael Motta (PSB) para o Senado Federal. Atualmente, no cenário político potiguar, Rafael Motta disputa com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) um espaço na chapa majoritária encabeçada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que é pré-candidata à reeleição.

Na sua conta no Instagram, Milklei Leite, que estava em Brasília, postou uma foto ao lado de Rafael Motta e escreveu: “Ainda em aproveitamos a oportunidade para nos reunir com o deputado federal Rafael Motta para tratar das demandas da cidade, em especial sobre a pavimentação das ruas do Loteamento Jardim Progresso e Parque dos Coqueiros, que são obras grandes e requererem recursos federais para serem feitas de forma integral. Queremos agradecer a acolhida no seu gabinete e a disposição para ouvir nossas solicitações”.

E acrescentou: “Na mesma oportunidade também conversamos sobre o cenário político que vem se desenhando no Estado, diante de tudo que conversamos, queremos dizer que a recíproca é verdadeira e estaremos juntos buscando soluções para a população do Rio Grande do Norte”.

De acordo com que publicou o blog da Thaisa, Milklei foi a Brasília apresentar os deputados George, Hermano e Eudiane ao comando nacional do partido, e o que seria um apoio do PV a Carlos Eduardo, se desmilinguiu e virou apoio a Rafael Motta. “A candidatura de Rafael hoje está posta e é irreversível. Decidiremos em conjunto qual será o senador que o Partido Verde apoiará. Fui a Brasília apresentar os novos deputados do partido à direção nacional, e aproveitar pra bater um papo com Rafael. Estamos conversando, acredito que é um nome que irá surpreender”, disse Milklei ao Blog.

Vale salientar que três (George Soares, Hermano Morais e Eudiane Macedo) dos quatro deputados estaduais do PV (exceto Vivaldo Costa) aprofundaram a aproximação com a pré-candidatura de Rafael Motta.

Vereador havia conversado com pedetista e negociado 2ª Suplência no Senado para o PV

Em fevereiro, Milklei Leite, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, declarou apoio de seu partido à pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves ao Senado Federal na chapa majoritária. Na época, o mandatário do PV no RN sinalizou positivamente para que o pedetista possa subir no palanque da governadora petista que busca a sua reeleição. “Nós, do PV, decidimos optar por Carlos Eduardo Alves como o nosso pré-candidato ao cargo de senador. Ele vem somar forças aqui no Estado, por meio de uma aliança política, ao apoiar a federação que está sendo articulada em âmbito nacional com as siglas PV, PCdoB, PSB, PSOL e PT. Aqui no Rio Grande do Norte, o objetivo é garantir a reeleição da governadora Fátima Bezerra”, afirmou na época à reportagem do Agora RN.

Durante a entrevista exclusiva ao AGORA RN, Milklei explicou em detalhes como aconteceu a reunião. “Nós do Partido Verde, fomos procurados por Carlos Eduardo Alves. Ele enviou recados anteriormente, pedindo para que a gente sentasse na ocasião, estávamos dialogando com o deputado federal Rafael Motta – que pleiteia a vaga de senador -, não pudemos atender o ex-prefeito. Após essas conversas, Rafael chegou a afirmar que o PV estava apoiando sua pré-candidatura ao Senado. Sendo que não havia nada fechado com ele, eram só diálogos. Dessa forma, conversamos com a governadora Fátima Bezerra. Durante a conversa, percebemos que o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves estava bem ventilado entre os membros do PT. Então, alinhados com o governo, decidimos atender ao pedido de Carlos Eduardo e tivemos essa conversa. Vamos apoiá-lo como senador de Fátima”, explicou.

Na época, Milklei Leite chegou até a citar a federação partidária que até então incluía o PSB. Esse fator, segundo o presidente estadual do PV, também fez com que a sigla optasse por Carlos Eduardo para ser o senador de Fátima Bezerra, por entender que ele reúne condições de combatividade. “Ele já foi prefeito da Capital por 12 anos, tem um grande número de apoiadores, experiência política e de articulação. Carlos Eduardo tem percorrido os municípios do Estado, dessa forma, conhece muito bem as necessidades do povo do Rio Grande do Norte. Além disso, ele tem uma história política bem-sucedida. Assim, acreditamos que ele tenha chances reais de vencer a disputa nas urnas e ser o senador do nosso Estado”, frisou.

Milklei destacou que durante a conversa, ficou acertado com Carlos Eduardo que a segunda suplência ao Senado seria ocupada por um membro do PV. “Até porque a primeira suplência, acredito que o PT vai querer. Isso ainda será discutido na federação. A gente pensa no nome do ex-presidente do PV, o professor Rivaldo Fernandes. É uma pessoa histórica do partido, que fundou o PV no RN, já exerceu o cargo de secretário e presidente do partido por muitos anos, então a gente sinaliza para que seja Rivaldo. Nosso objetivo é fazer com que o PV volte ao cenário político em Natal e no Rio Grande do Norte”, ressaltou.