LULA LIGOU PARA FHC APÓS DESISTÊNCIA DE JOÃO DORIA


Lula (PT) parece estar disposto a ampliar cada dia mais a frente para derrotar Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno das eleições e tem procurado até mesmo adversários históricos para entrar na aliança.

Segundo informações de Kennedy Alencar no portal Uol, Lula teria ligado para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) após João Doria (PSDB) anunciar a desistência da disputa ao Planalto. "Poderia pavimentar o caminho para a adesão de tucanos históricos no primeiro turno", diz o jornalista.

Ainda na seara tucana, PT já teria sinalizado contato com o ex-governador José Serra (PSDB) via Aloysio Nunes Ferreira, que já anunciou que vai pedir votos para a chapa Lula e Geraldo Alckmin, hoje no PSB.

Outros nomes ligados ao tucanato que já estão conversando com a campanha de Lula são os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende.

Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real.
Debates

Em sua coluna no Uol, Kennedy Alencar afirma ainda que o PT está conversando com veículos de comunicação da mídia liberal para propor a realização de apenas 3 debates no primeiro turno, em esquema semelhante ao que já é feito nos EUA.

Lula já teria sido convidado para 11 debates, número inviável diante do curto período de campanha eleitoral. O principal impasse seria o debate na Globo, realizado na antevéspera da eleição.

Segundo Alencar, a sigla quer uma mudança que permita aos debates ter, na prática, uma repercussão eleitoral mais longa.