RIVELINO CHUTA FORTE, FAZ GOL DE PLACA E AINDA MOSTRA AS RAZÕES DE TER JOGADO DURO


Por: BOSCO AFONSO

Um episódio político ocorrido no final de semana protagonizado pelo prefeito de Patu, Rivelino Câmara, fez com que a torcida revivesse os grandes feitos futebolísticos do canhota Rivelino, astro do Corinthians e da Seleção Brasileira, e passou a publicar: “Rivelino fez um gol de placa”.

Para quem não acompanha a política interiorana de perto, em 2018, Rivelino Câmara apoiou em seu município Patu a candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo ao Governo do Estado, nos 1º e 2º turnos, mobilizando todo o seu eleitorado.

Em 2020, na campanha municipal, como todo candidato a prefeito, Rivelino queria a presença de Carlos Eduardo em seu palanque. Finalmente, se tratava de um político de destaque estadual, ex-prefeito de Natal, ex-candidato ao governo do Estado.

Carlos Eduardo fez “ouvidos de mercador” aos apelos de Rivelino e não foi uma vez sequer a Patu para agradecer ao eleitorado de Rivelino os votos que havia recebido na campanha de 2018.

Não bastasse o desdém eleitoral, em determinado momento, num encontro casual em um restaurante na capital do Estado, lá estava Rivelino com algumas das figuras mais importantes da política tupiniquim e eis que chega Carlos Eduardo Alves, o mesmo a quem Rivelino apoiara e o mesmo que é candidato ao Senado na chapa da governadora Fátima Bezerra.

Com o seu ar imponente, o filho de Agnelo foi cumprimentando cada um dos comensais mais importantes daquela mesa. Rivelino, na sua simplicidade interiorana, estendeu a mão para cumprimentar o ex-prefeito da Capital, mas em vez de um forte aperto de mão ouviu um solene: “E você, quem é? ”. Constrangimento geral.

O tempo passa, o tempo voa e, agora, Rivelino, prefeito de Patu, arma um palanque para receber a governadora Fátima Bezerra, em missão oficial. Entrega de obras do município e anúncio de outras advindas dos recursos estadual.

Palanque lotado, Rivelino feliz recebendo a governadora Fátima, o deputado federal Walter Alves, autor de emendas parlamentares para Patu. Tudo como manda o figurino. Faltava apenas a Banda de Música, mas o palanque era um alvoroço só e o locutor se “esgoelando” para registrar a presença de todos que se faziam presentes.

Eis que, de repente, o locutor se empolga e anuncia que “está chegando ao palanque Carlos Eduardo, o ex-prefeito de Natal, que está acompanhando a comitiva…”. O prefeito Rivelino se volta imediatamente para o locutor e de longe vai chamando a atenção: “ei, ei, ei, não fale nesse pilantra, não”. Constrangimento geral.

Pouca gente entendeu aquela reação de Rivelino, mas quem sabia de todo o histórico bradou alto: ”Rivelino fez um gol de placa”.

O episódio serviu até para que Carlos Eduardo mudasse o seu estilo de ”bateu, levou”. Procurou amenizar o episódio e passou a falar em conciliação.

Realmente, Rivelino fez um gol de placa.

Por Túlio Lemos