RECIFE SUSPENDE FESTAS JUNINAS E DIRECIONA R$ 15 MILHÕES PARA SOCORRO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS
O prefeito de Recife, João Campos, anunciou a suspensão de todos os festejos juninos que seriam realizados pelo Poder Público. A medida, que foi anunciada nesta segunda-feira (30), via redirecionar recursos para o socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram a região da capital pernambucana e entorno.
Entre a sexta-feira e esta segunda-feira, as chuvas castigaram a região litorânea de Pernambuco. Em Recife, em 24 horas, a chuva superou os 150mm. Em Itapissuma, a chuva entre a sexta e o sábado passados foi de 310mm, com registro de 200mm em Itaquitinga e 193mm em Igarassu.
Com as fortes chuvas e a situação estrutural de Recife, o município já acumula 3,5 mil pessoas em abrigos públicos disponibilizados pela Prefeitura, de acordo com o prefeito João Campos. Para fortalecer o apoio às ações de assistência a esse público, o prefeito anunciou o cancelamento das festas de São João e São Pedro na cidade. Segundo ele, serão R$ 15 milhões, a partir dessa decisão, que poderão ser direcionados.
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o São João do Recife voltaria às ruas com um ciclo junino descentralizado, levando shows de artistas locais e de renome nacional a diversos polos na cidade durante 20 dias. A expectativa era para o início das festas no dia 10 de junho, havendo também a previsão de festival de quadrilhas.