CREA-RN REBATE ITEP E DIZ QUE EXPLOSÃO CAUSOU DANOS NA PONTE DE IGAPÓ


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) realizou uma inspeção na ponte de Igapó na manhã desta quinta-feira (23). Segundo as informações iniciais da vistoria, a explosão da bomba, na última terça-feira (21), provocou danos da estrutura do equipamento viário.

A presidente do Crea, Ana Adalgisa, apontou que a avaliação inicial é de que houve danos na ponte, não sendo um desastre natural. "A gente percebeu no local que o artefato explosivo causou um dano na estrutura e vai precisar de uma análise maior", afirmou.

A análise do conselho vai de encontro ao que foi afirmado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN). O órgão estadual considerou que a explosão não impactou a estrutura da ponte e que as fraturas encontradas seriam de origem natural devido ao desgaste.

"Não é um dano de desgaste natural. Pela percepção que a gente teve, pela forma que está a estrutura, foi causado pela explosão", declarou Ana Adalgisa.

Um parecer técnico deve ser divulgado em pouco mais de uma semana. Uma das recomendações que deverão ser feitas pelo Crea-RN diz respeito ao reparo imediato da estrutura.

A explosão aconteceu no lado da ponte que segue no sentido zona Oeste de Natal. O conselho apontou ainda que o impacto poderia ser maior caso o fluxo na via estivesse liberado. "A gente iria recomendar que paralisasse o trânsito", disse a presidente do órgão, caso o tráfego estivesse liberado.

Além do Crea, membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte também estiveram no local nesta quinta-feira (23).

Perícia do Itep

Nessa quarta-feira (22), o Itep realizou uma perícia no local e apontou que a ação criminosa não provocou danos à estrutura. "Foi constatado que não houve nenhum dano em decorrência da explosão", destacou o diretor do instituto Marcos Brandão.

Ele ainda reforçou: "A explosão não causou nenhum abalo na segurança da ponte. O artefato era composto por pólvora prensada. A pólvora tem baixo poder de detonação. Não tinha condições de abalar a estrutura da ponte", declarou.

Foto: Reprodução/TV Tropical