A HISTÓRIA POLÍTICA DESSE TRIO DARIA UM EXCELENTE LIVRO

Abelardinho, Abelardo Neto e Geraldo Magela.

Muito já escrevi sobre esse trio e com certeza registrarei ainda fatos que Irão marcar suas biografias.

O legado de Abelardo Filho, sem nenhum exagero, posso afirmar que se confunde com a história de Alto do Rodrigues, que completou hoje 60 anos de emancipação. 

Nesse período, foram seis mandatos de prefeito, uma marca impressionante que transforma Abelardo no líder inconteste, respeitado e admirado não só em sua cidade, mas em todo o Rio Grande do Norte.

Nessa longa trajetória teve ao seu lado o amigo Geraldo Magela, numa dobradinha vitoriosa começando na eleição de 82, sendo Geraldo prefeito apoiou Abelardo, que devolveu o cargo em 1989; recebendo de volta das mãos de Geraldo em 1993. No período de 2001 à 2008 mantiveram a parceria com Abelardo prefeito e Geraldo vice-prefeito.  

Depois de um breve distanciamento, a política com seu dinamismo uniu novamente a dupla que até hoje continua hegemônica no município do pioneiro Joaquim Rodrigues.

Como herdeiro dessa linhagem, Abelardo Neto é privilegiado e sem dúvida seguirá os passos do pai, honrando o nome da família mais tradicional do Alto do Rodrigues. 

Por Toni Martins