ADOLESCENTES EM DÍVIDA COM O TRÁFICO SÃO RECRUTADOS POR FACÇÃO QUE ATERRORIZA O RN


O caos vem tomando conta do estado do Rio Grande do Norte há mais de uma semana. Uma
série de atentados orquestrados por uma facção criminosa vem causando estragos em todos os âmbitos da vida dos potiguares, com muitos deles tendo participação de adolescentes.

De acordo com o UOL, esses jovens vem sendo cooptados pelo crime devido a dívidas que possuem com a facção criminosa. Um adolescente detido em posse de um coquetel molotov confessou a polícia que participaria das ações criminosas por dever R$ 13 mil a facção. Até o momento, seis adolescentes envolvidos com atentados foram apreendidos no estado.

Ivenio Hermes, analista do Observatório da Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aponta que isso ocorre pois "os adolescentes se veem dentro um cenário de poucas oportunidades", e que os jovens são seduzidos pela "oferta de algo que dificilmente conseguiriam".

Juliana de Melo, antropóloga da UFRN, afirma que a prática começou a ser adotada depois do massacre no presídio de Alcaçuz, em 2017: "Em meio a guerra nas ruas, o Sindicato do Crime passou a recrutar os adolescentes. Esses jovens já entram para o pavilhão dos presos ligados ao grupo criminoso. O Sindicato nunca esteve tão forte e organizando tantos ataques como agora".

Com informações do UOL Notícias.