NEOENERGIA LANÇA COMPLEXO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM EVENTO COM LULA


A
Neoenergia lança nesta 4ª feira (22.mar.2023) em Patos (PB) o 1º parque de geração de energia associada do Brasil (eólico e solar), chamado Complexo Renovável Neoenergia. O investimento foi de R$ 3,5 bilhões no complexo com capacidade de gerar 0,6 GW, o que é suficiente para abastecer 1,3 milhão por ano. O complexo fica nas cidades de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede, todas na Paraíba.

O evento de lançamento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O Complexo Renovável Neoenergia tem ao todo 15 parques eólicos com 136 aerogeradores com capacidade instalada de 471,2 MW, que já opera desde o início de 2022. O parque solar tem 228 mil painéis e potência instalada de 149,2 MW no seu pico.

Os primeiros aerogeradores começaram a funcionar em 2021. Toda energia gerada a partir desse complexo é integrada ao SIN (Sistema Interligado Nacional) e é comercializada tanto no mercado livre quanto no ambiente regulado.

A área total do complexo é de 8.700 hectares e todas aquelas onde há aerogeradores e painéis solares são arrendadas (alugadas). O dono das terras recebe de 1% a 2% da receita gerada proporcionalmente à área da qual ele é dono.

A Neoenergia é uma empresa do grupo espanhol Iberdrola e tem presença em 18 Estados e no Distrito Federal. A empresa tem negócios nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Ao todo, a empresa atende cerca de 16 milhões de clientes.