INMET EMITE TRÊS ALERTAS DE CHUVAS PARA TODO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas de chuvas intensas e um de acumulado de chuvas válidos para todo o Rio Grande do Norte até as 10h de sexta-feira (20). Os avisos abrangem municípios de diferentes regiões e indicam desde perigo potencial até situação de perigo.


Os alertas são:

 Chuvas intensas (cor laranja) para 49 cidades
 Chuvas intensas (cor amarela) para 50 cidades
 Acumulado de chuvas (cor amarela) para 122 cidades


As cidades de Areia Branca, Campo Grande, Grossos, Mossoró e Upanema aparecem em todas as listas.

Em caso de necessidade, a recomendação do Inmet é acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 Alerta laranja (perigo) – Chuvas intensas

O aviso laranja prevê precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Segundo o Inmet, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o instituto recomenda: não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O primeiro alerta amarelo é válido até as 10h de sexta-feira (20) e indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.

De acordo com o instituto, há baixo risco de interrupção no fornecimento de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.


Em caso de rajadas de vento, a recomendação do órgão é: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O segundo alerta amarelo, referente ao acumulado de chuvas, entrou em vigor no dia 19 e segue até as 10h do dia 20. O aviso indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h.

Segundo o Inmet, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis.

As recomendações do órgão são: evitar enfrentar o mau tempo;
observar alteração nas encostas;
evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.