OITAVO DIA DE GREVE PREJUDICA TRANSPORTE PÚBLICO E AULAS NAS CAPITAIS



Apesar de o governo Michel Temer ter cedido a reivindicações dos caminhoneiros, a paralisação da categoria continua em várias cidades e estradas do Brasil na manhã desta segunda-feira (28), oitavo dia de greve.
O transporte está funcionado de forma parcial na maioria das capitais. Seu funcionamento é fundamental nesta segunda porque os veículos de fornecimento de combustível ainda não estão abastecendo a maioria dos postos, inviabilizando o uso do carro para muitos que dependem dele para trabalhar.
Em algumas cidades, as aulas foram suspensas. Veja a situação em algumas capitais do país:
São Paulo
Segundo a SPTrans, autarquia municipal que administra o transporte por ônibus na cidade, 67% da frota do sistema prevista para o horário estava circulando na capital paulista às 8h. Às 7h, esse número era de 61%.
Ontem, o prefeito Bruno Covas (PSDB) descartou feriado e garantiu o funcionamento de serviços essenciais, mas disse que se a greve continuar não haverá combustível suficiente para que os ônibus rodem na terça-feira (29). Ao longo do dia, a expectativa da SPTrans é que a frota em funcionamento atinja até 80%.
O rodízio de veículos continua suspenso, com isso carros com placas finais 1 e 2 estão liberados. A medida vem sendo adotada desde a última quinta-feira. Apesar disso, a média de trânsito na cidade está muito abaixo da média do horário.
Às 8h, apenas 0,4% das vias monitoradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tinham pontos de lentidão. A média inferior do horário é de 5%. Há fluidez nos principais corredores da cidade, como as marginais Tietê e Pinheiros, que costumam ficar bastante engarrafadas no horário.
Todas as linhas do Metrô de São Paulo operam normalmente na manhã desta segunda. Das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), apenas a linha 10-Turquesa funcionava com velocidade reduzida por volta das 7h, devido a uma falha em uma das composições, mas teve a operação normalizada as 8h11.
As aulas nas escolas municipais foram mantidas para hoje. Mas o prefeito não garantiu a manutenção amanhã.
A USP (Universidade de São Paulo) suspendeu as atividades dos cursos de graduação até a quarta-feira (30) por causa do desabastecimento de combustíveis e cada unidade irá decidir se cancela ou não as atividades de pós-graduação e extensão nesse período.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) suspendeu todas as atividades acadêmicas nesta segunda, por causa da greve. Os serviços de saúde estão mantidos, mas a instituição orienta orienta a população a buscar atendimento nas unidades de saúde da Unicamp somente em situações de emergência. 
Rio de Janeiro
Na capital fluminense, o BRT opera com 35% da sua capacidade para o horário. Ao todo 125 articulados transportam os cariocas desde as 4h. Ao todo, são dez linhas distribuídas pelos três corredores. O serviço do eixo da avenida Cesário de Melo e do trecho entre Madureira e Galeão estão interrompidos.
A operação só está sendo possível porque cinco caminhões com combustível foram liberados e conseguiram chegar nas garagens das empresas consorciadas do BRT.
A Rio Ônibus ainda não divulgou quantos coletivos estão nas ruas atendendo à população nesta segunda-feira, mas o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), havia dito ontem que sistema (linhas regulares e BRT) funcionaria hoje com cerca de 40% da frota, um cálculo que teria sido feito pelas empresas em experiências anteriores de crise.
As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas pela Prefeitura do Rio. Já a rede de saúde funcionará normalmente. O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) não decretou ponto facultativo, por isso escolas, hospitais e serviços públicos em geral funcionam normalmente.
Belo Horizonte
Os ônibus circulam normalmente na capital mineira desde as 4h. A determinação da BHtrans, no entanto, é que o número de viagens seja reduzido pela metade a partir das 9h, no entrepico. A capacidade total do sistema só será retomada às 16h, até as 20h, quando haverá novamente a redução de metade no número de viagens.
A operação só está sendo possível, de acordo com a gestão municipal, porque as empresas conseguiram repor parte do estoque durante o fim de semana. O sistema não funcionou no domingo, com o objetivo de economizar combustível para os dias úteis subsequentes. Foi montado o esquema especial para atender trabalhadores da saúde e de outros serviços essenciais.
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), prorrogou o ponto facultativo nas repartições públicas também para esta segunda. Por isso, aulas na rede estadual de ensino também estão suspensas. Estão mantidos serviços essenciais, como os médico-hospitalares e os de segurança pública. 
Outras capitais
Em Curitiba, todos os 1.285 veículos operam normalmente nesta segunda. Na semana passada, foram mobilizados dois comboios com proteção da Guarda Municipal para abastecer os estoques de diesel das empresas. Para economizar combustível, apenas metade da frota operou no domingo. No Estado, quatro dos 32 núcleos de educação do Paraná informaram a suspensão das aulas dos colégios da rede estadual nesta segunda.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a capital pernambucana tem 100% da frota de ônibus funcionando nesta segunda. Mesmo assim, as repartições públicas estão fechadas. Outro efeito da escassez de recursos e suprimentos foi o cancelamento das aulas na maioria das universidades. Pelo menos oito instituições decidiram manter a suspensão nesta segunda, assim como colégios particulares.
Em Porto Alegre, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informou que as linhas de transporte coletivo operaram normalmente dos primeiros horários das linhas às 8h30. Até as 17h, as viagens terão intervalos de uma em uma hora. Das 17h às 19h30, a frota volta a operar normalmente. As lotações circulam com horários normais e têm permissão para transitar nos corredores de ônibus e transportar passageiros em pé. As escolas da rede pública terão aulas normais, assim como as creches.