"EU JÁ ADVERTI O GAROTO", DIZ BOLSONARO APÓS FALA DO FILHO SOBRE STF



O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (22) que o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) errou e já foi advertido pelas declarações que vieram à tona neste domingo (21) sobre a possibilidade de "fechar o STF" (Supremo Tribunal Federal).

Em entrevista ao SBT, gravada pela manhã, o candidato ao Palácio do Planalto buscou se distanciar da fala do parlamentar, seu colega na Câmara dos Deputados, dizendo que a responsabilidade é do "garoto". Eduardo tem 34 anos.

"Eu já adverti o garoto. É meu filho. A responsabilidade é dele. Ele já se desculpou. Isso [o vídeo] aconteceu há quatro meses. Ele aceitou responder a uma pergunta que não tinha nem pé, nem cabeça, e resolveu levar para o lado desse absurdo aí", declarou Bolsonaro.

As declarações feitas em uma aula para concursos públicos em julho provocaram reações no meio jurídico e entre ministros do Supremo. O decano, Celso de Mello, chamou a fala de 'inconsequente e golpista".

Sem citar Eduardo nominalmente, o ministro Alexandre de Moraes disse nesta segunda que as declarações do deputado são "absolutamente irresponsáveis" e defendeu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) abra uma investigação contra o parlamentar por crime tipificado na lei de segurança nacional.

Bolsonaro disse ter "todo o respeito e a consideração com os demais Poderes". "E o Judiciário obviamente é importante", acrescentou.

Neste domingo, o presidenciável falou a jornalistas que não tinha visto o vídeo com as declarações, mas disse acreditar que elas haviam sido retiradas do seu contexto original.
"Não existem críticas ao STF. Alguém tirou esse vídeo de contexto. Se alguém acredita nisso, precisa procurar um psiquiatra", disse.

Nesta segunda, ele reconsiderou sua posição. "Até fui pesado com o garoto, né? 'Quem fala isso, tem que buscar um psiquiatra'. E ele já assumiu a responsabilidade, repito, se desculpou. E no que depender de nós, obviamente, essa é uma página virada na história", declarou.

"Repito: o garoto errou, foi advertido, e vamos tocar o barco", pediu Bolsonaro.
Em mensagem postada nas redes sociais ontem à tarde, Eduardo afirmou que o vídeo "não é motivo para alarde".

"Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", afirmou em mensagem nas redes sociais.