STF DECIDE QUE NÃO VAI MAIS DIVULGAR AGENDA DE TOFFOLI COM ANTECEDÊNCIA


Um dia depois dos protestos a favor do governo, que incluíram também críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte parou de divulgar com antecedência a agenda do presidente, ministroDias Toffoli. Até então, os eventos com participação do magistrado eram informados antecipadamente no site do tribunal.
A mudança foi feita sob orientação da segurança da própria Corte. Toffoli esteve nesta segunda-feira em um evento do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ironicamente, discursou sobre liberdade de expressão e proteção de dados pessoais .
Na seção do site do STF dedicada à agenda de Toffoli, o evento só foi estampado depois que já tinha começado. A assessoria de imprensa divulgou a íntegra do discurso por escrito e em áudio depois que ele já tinha feito a palestra. A assessoria do ministro informou que a agenda não foi divulgada com antecedência por ordem da segurança, sem dar mais detalhes sobre o assunto.
A decisão da segurança do tribunal é parte de uma série de medidas para reforçar a segurança dos ministros. A primeira e mais polêmica foi a instauração de um inquérito no STF para apurar ataques aos ministros e ao tribunal . O relator do caso, Alexandre de Moraes, teve sua segurança pessoal reforçada e costuma andar até mesmo dentro do tribunal ladeado de agentes. Recentemente, a Corte também adquiriu carros blindados para ministros que solicitaram.
Nas manifestações de domingo foram vistos cartazes em defesa de uma CPI para investigar o Judiciário. Alguns dos presentes se fantasiaram de lagosta, em referência à contratação pelo STF de empresa para fornecer itens sofisticados de gastronomia. Além do crustáceo, o edital anunciava a compra de vinhos premiados.