Postagens

Mostrando postagens de Abril 2, 2019

FRACASSO EM APROVAR NOVA PREVIDÊNCIA NÃO PODE SER DESCARTADO, DIZ AGÊNCIA

Imagem
O governo de Jair Bolsonaro tem uma agenda ambiciosa de reformas, mas a implementação das medidas e o timing da aprovação no Congresso permanecem sem clareza, avalia a agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta terça-feira, 2. “O fracasso em aprovar a reforma [da Previdência] não pode ser descartado e pode representar um desafio para as finanças públicas, bem como prejudicar a recuperação econômica”, afirma a analista de rating soberano para Brasil, Shelly Shetty. “A reforma é politicamente impopular e o governo tem ainda que formar uma coalizão firme no Congresso para aprová-la.” A avaliação da Fitch é que a proposta de reforma da Previdência apresentada por Bolsonaro ao Congresso é um “elemento central” para o ajuste das contas públicas. Mas a analista acredita que provavelmente o texto será diluído durante a tramitação no Congresso. A não aprovação da reforma, além de prejudicar o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pelos próximos anos, teria impactos negati…

RN TEM VOLUME DE CHUVA 4% ACIMA DA MÉDIA EM MARÇO

Imagem
A gerência de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou o relatório das chuvas no mês de março no RN concluindo que o volume fechou 4% acima da média histórica. Foi verificada uma boa distribuição espacial e temporal das chuvas em quase todo o Estado, com destaque para a Região Oeste que, em média, encerrou o mês com valores que superaram os 200 milímetros (mm).
Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, chuvas abaixo de 100 mm concentraram-se basicamente na mesorregião Agreste. O maior índice acumulado foi registrado no município de Martins com 425,4 mm. De acordo com a análise pluviométrica, disponível na página da Emparn na Internet, “a média climatológica utilizada no estudo refere=se aos postos pluviométricos com mais de 30 anos de dados, no período de 1963 a 2007. Os mapas metrológicos mostram que houve predominância de desvios percentuais em grande parte das regiões Oeste, Seridó e Vale do Assú.
Previsão
A análise da meteorologia da Em…

#TODOSPORBRUNNINHA: ASSEMBLEIA REFORÇA AÇÃO DO HEMONORTE NESTA QUARTA-FEIRA

Imagem
Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores para a campanha #TodosPorBrunninha, a Assembleia Legislativa une esforços junto à Associação Amigos do Coração (Amico) para promover, nesta quarta-feira (3), ação de doação de sangue visando reforçar o estoque do Hemonorte. O mutirão acontece das 8 às 14 horas, na unidade móvel de coleta de sangue a ser instalada na Praça 7 de setembro, no Centro da Cidade, em frente à Casa Legislativa.
Poderão doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesam acima de 50kg e que tenham dormido no mínimo 6h na noite anterior. Para aqueles entre 16 e 17 anos, é necessária a autorização ou presença dos pais ou responsável. O doador deve estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 6 e 12 horas que antecedem a doação, respectivamente, nem ter tomado vacinas nos últimos 40 dias – dentre outros critérios. Para validar a doação, o doador precisa apresentar documento oficial com foto.

É necessário obs…

MPRN DENUNCIA POLICIAL MILITAR PELA MORTE DE ZAIRA CRUZ

Imagem
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou à Justiça potiguar o policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria pelos crimes de estupro e homicídio quadruplamente qualificado pela morte da estudante Zaira Dantas Silveira Cruz. O crime aconteceu na cidade de Caicó/RN, no dia 2 de março deste ano, durante o período do carnaval. A denúncia foi protocolada no Juízo da 3ª vara da comarca de Caicó nesta terça-feira (2). No documento, a 2ª Promotoria de Justiça de Caicó requer que o denunciado seja pronunciado pela prática do estupro consumado e homicídio quadruplamente qualificado, para submetê-lo a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular da comarca de Caicó, em que deverá ser condenado. Pedro Inácio continua preso no Comando-Geral da Polícia Militar. Segundo o inquérito policial do caso, na madrugada do dia 2 de março de 2019, entre 2h14 e 4h, em local ainda não esclarecido, no interior do veículo, o Pedro Inácio constrangeu Zaira Cruz, mediante violência física extrema, com…

CONSTRUTORAS DO RN DEPENDEM DO PAGAMENTO DO MINHA CASA MINHA VIDA PARA SOBREVIVER

Imagem
O atraso do pagamento do Minha Casa Minha Vida tem prejudicado construtoras do RN, com a inadimplência, muitas estão passando por sérias dificuldades financeiras.
A continuar assim, 1000 postos de empregos deverão ser fechados nos próximos meses.

GOVERNO EMPOSSA CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Imagem
“Estou muito emocionada em ver o Conselho pela primeira vez tomando posse com tanto prestígio, com a presença da governadora e de outras tantas pessoas. Nesse País é muito difícil envelhecer, somos um segmento esquecido que precisa ser ouvido e este Governo está nos dando a mão”, disse Nazilda Dutra, fundadora da Associação Riograndense Pró-Idosos (ARPI), durante a solenidade de posse do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi-RN), realizado nesta segunda-feira (1º) no auditório da governadoria.
Tomaram posse para o biênio 2019/2020, a presidente do Conselho, Tamires Oliveira, e 28 conselheiros, sendo 14 titulares e igual número de suplentes - sete representantes do poder público e outros sete da sociedade civil. O Cedepi-RN foi criado através da Lei Estadual nº 6.254 de 10 de janeiro de 1992 e tem como atribuição assessorar a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) na implementação e avaliação da Política Estadual da Pessoa Idosa, bem c…

FÁTIMA RECEBE GRUPO REVIVER E GARANTE APOIO À SAÚDE DA MULHER

Imagem
A Governadora Fátima recebeu na tarde desta segunda-feira (01), representantes do Grupo Reviver, instituição sem fins lucrativos que atende mulheres de baixa renda por todo estado, utilizando um consultório móvel equipado para a realização mamografias, além da realização de consultas e ultrassonografias mamárias por meio de convênio com o Governo do Estado e parceria com a Faculdade UNI/RN.
O Governo do Estado renovou o convênio com o grupo para a realização de ultrassonografias e criação do Plano Estadual de Saúde da Mulher e prometeu dar celeridade a execução de emendas inseridas no orçamento deste ano, possibilitando, assim, a ampliação do serviço prestado às mulheres no Rio Grande do Norte.
“Recebemos o Estado em situação de grave crise financeira, especialmente na área da saúde pública. Todo o nosso apoio a iniciativas como esta que tem salvado a vida de nossas mulheres, como o trabalhado de exames de prevenção ao câncer de mama. Sem nos afastarmos do compromisso de continuar traba…

AS VÁRIAS BRUNNINHAS DO BRASIL

Imagem
O RN entrou em comoção com o relato do médico Madson Vital a respeito de uma garotinha de nome Brunninha que espera um transplante de coração e esbarrou na burocracia acéfala do nosso país.
Brunninha é só um caso concreto de milhares de tragédias que acontecem todos os dias no Brasil que passam de forma anônima e silenciosa num universo de um sistema que é feito para não funcionar.
A concepção do Estado brasileiro é burra em sua essência. Tudo é feito para esbarrar na máquina pública que tem suas engrenagens enferrujadas.
Que todas as Brunninhas tenham chances de viver!

PESQUISA INDICA PEIXES QUE PODEM SER CONSUMIDOS POR BRASILEIROS

Imagem
O Guia de Consumo Responsável de Pescado, lançado nesta terça-feira (2) pela WWF-Brasil, organização não governamental que integra a rede do Fundo Mundial Para a Natureza (WWF), pesquisou 38 espécies de peixe de maior valor comercial, que são as mais procuradas pelos consumidores. Do material avaliado, 58% ou o equivalente a 22 espécies foram classificados na categoria vermelha, como espécies oriundas de pescarias ou fazendas não sustentáveis e, que por isso, não devem ser consumidas. É o caso do camarão-rosa e do tubarão-azul (ou cação). Na categoria amarela, foram listadas oito espécies, correspondentes a 21% do total, entre as quais se encontram a tilápia e o bonito listrado. Embora sejam provenientes de fontes que mostram algum risco à sustentabilidade, essas espécies podem ser consumidas, mas com moderação. Na categoria verde, foram incluídas também oito espécies (21%) mais seguras para serem consumidas, como o salmão rosa e alguns tipos de moluscos. A gerente do Programa Marinho da …

GRÁFICA RESPONSÁVEL POR IMPRIMIR ENEM ENCERRA ATIVIDADES NO BRASIL

Imagem
Apesar de ser subsidiária de uma empresa americana de grande porte, que faz parte da lista das 500 maiores da revista Fortune e registrou faturamento de quase US$ 7 bilhões no ano passado, a gráfica RR Donnelley tem a prerrogativa jurídica de declarar a autofalência no Brasil sem “contaminar” os negócios da matriz. A subsidiária decretou falência nesta segunda-feira, dia 1º, causando preocupação, já que a empresa é responsável pela impressão das provas do Enem. Especialistas temem problemas com o cronograma da prova deste ano. Negócio centenário nos Estados Unidos, a RR Donnelley foi fundada em Chicago em 1864. Já na primeira metade do século 20 a empresa era responsável pela impressão de títulos como Time e Life, símbolos da imprensa americana. A RR Donnelley chegou ao País com a compra de uma gráfica nacional de longa tradição, a Hamburg, e posteriormente fez outras aquisições. “O mercado editorial perde uma fornecedora confiável em todos os sentidos, em prazo, preço e qualidade”, diz …

COMO EVITAR O CANCELAMENTO DO TÍTULO DE ELEITOR

Imagem
Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo para regularização eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) orienta os eleitores a consultar a situação eleitoral no site www.tre-rn.jus.br. No campo “Situação Eleitoral”, ele poderá identificar se está com o título passível de cancelamento devido à ausência, sem justificativa, nas 03 últimas eleições. A Justiça Eleitoral reforça que no dia 6 de maio se encerra o prazo para que os eleitores regularizem sua situação. Caso não seja feito o ajuste até a data estabelecida, os títulos eleitorais serão cancelados. Por isso, a orientação do TRE-RN é que as pessoas que estão nessa situação não deixem para última hora e procurem, desde já, o Cartório Eleitoral mais próximo para fazer a regularização. No Rio Grande do Norte, a Justiça Eleitoral potiguar contabiliza um quantitativo de 24.104 eleitores faltosos. É importante lembrar que a contagem é feita por turno. Além disso, são consideradas as eleições suplementar…

RESERVAS HÍDRICAS SUPERFICIAIS DO ESTADO ULTRAPASSAM 1 BILHÃO DE METROS CÚBICOS

Imagem
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos de água. Segundo o Relatório de Situação Volumétrica, divulgado nesta segunda-feira (1º), as reservas hídricas totais superficiais acumulam 1.081.453.341 m³, o correspondente a 24,51% do total que as bacias hidrográficas potiguares conseguem acumular, que é de 4.411.787.259 m³. Em termos comparativos, no mesmo dia 1º de abril em 2018, as reservas hídricas totais superficiais do estado somavam 520.292.353 m³, correspondentes a 11,79% do máximo que conseguem acumular. Entre os reservatórios monitorados, quatro já atingiram 100% das suas capacidades, ou seja, “sangraram”, são eles: Beldroega, em Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; Encanto, localizado em Encanto; e Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz. Outros reservatórios já se encontram com mais de 70%, casos de Mendubim, em Assú, com 93,09% do seu volume total; Marc…

PREFEITURA DO ALTO DO RODRIGUES - AQUI A ASSISTÊNCIA SOCIAL TAMBÉM É PRIORIDADE

🎨✂ Prefeitura do Alto do Rodrigues - Aqui a Assistência Social também é prioridade ✂🎨

Acompanhe a luta de várias artesães, que através das atividades desenvolvidas no CRAS, conquistaram autoestima e cidadania.

NÍVEL DE ÁGUA DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES SUBIU QUASE 20 CENTÍMETROS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Imagem
Nesta terça-feira, 02 de abril segundo o Boletim Informativo Diário do DNOCS a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves amanheceu o dia na cota 39,89. Em termos percentuais a reserva hídrica existente está na marca 23,51 pontos, dispondo atualmente de um volume de 564 milhões 275 mil 333 metros cúbicos. De 1º a 02 de abril o nível de água foi elevado em 17 centímetros. Contando a partir do dia 21 de fevereiro a elevação do reservatório foi de um 1 metro e 28 centímetros. Para sangrar ainda é preciso subir 15 metros e 12 centímetros.

MENDUBIM
A informação que chega da comunidade rural de Mendubim dá conta que o Açude Público existente na localidade está prestes a sangrar faltando para isso apenas 20 centímetros. Ainda é possível que o transbordamento ocorra neste dia 02.

EM ISRAEL, BOLSONARO PUBLICA FOTO COM ARMA E CRITICA LEIS DE DESARMAMENTO

Imagem
Em viagem oficial a Israel, o presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira (1º) em uma rede social uma fotografia na qual está empunhando uma arma de fogo. No post, ele defendeu a "liberdade" de os cidadãos se armarem e criticou leis de desarmamento. Capitão reformado do Exército, o presidente afirmou na internet que "o que torna uma arma nociva depende 100% das intenções de quem a possui".
Desde que era deputado federal, Bolsonaro é um crítico do Estatuto do Desarmamento, que, segundo ele, impõe regras muito rígidas para a posse de arma. Durante sua carreira parlamentar, ele defendeu reformular a legislação a fim de facilitar o uso de armas pelos cidadãos.
"Defendo a liberdade, com critérios, para cidadãos que querem se proteger e proteger suas famílias. Leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis; quem quer cometer crimes já não se preocupa com isso", escreveu Bolsonaro na rede social.
O G1 questionou à assessoria da Pre…