MESSI CONQUISTA BOLA DE OURO PELA 7ª VEZ



Pela sétima vez, Lionel Messi é o vencedor da Bola de Ouro da France Football. A escolha do argentino tinha vazado há algumas semanas e acabou confirmada na cerimônia de honra realizada nesta segunda-feira. O camisa 10 passou longe de viver sua temporada mais vitoriosa pelo Barcelona, apesar de boas atuações e do título da Copa do Rei. Também está dando seus primeiros passos no Paris Saint-Germain. Pesou muito mais a conquista da Copa América, tão aguardada, com a seleção argentina. Também faz a diferença a própria história do craque, num ano em que a premiação parecia aberta, sem um favorito tão claro.

Messi ficou à frente de Lewandowski, que ganhou o Fifa The Best em 2020, mas não pôde disputar a Bola de Ouro por conta da suspensão do prêmio em decorrência da pandemia. Messi, inclusive, sugeriu que a France Football desse uma Bola de Ouro especial a Lewa em referência a 2020. Jorginho, outro visto como forte candidato por suas conquistas com Chelsea e Itália, apareceu na terceira posição. Karim Benzema e N’Golo Kanté completaram o Top 5 da France Football.

Messi ganhou sua primeira Bola de Ouro em 2009. Emendou novos troféus em 2010, 2011, 2012 e 2015, quando a premiação era oferecida em conjunto com a Fifa. Depois que a condecoração voltou a ser apenas da France Football, levou também em 2019. Desta vez, quem entregou o troféu foi o ex-companheiro e amigo Luis Suárez. Como prêmio, a Torre Eiffel seria iluminada em homenagem ao camisa 10. Vale lembrar que a votação de 2021 foi realizada por um comitê composto por jornalistas ao redor do mundo.

Posteriormente, a France Football divulgou a pontuação obtida pelos jogadores na Bola de Ouro. Messi recebeu 613 pontos, contra 580 de Lewandowski. Jorginho ficou com 460, enquanto Benzema registrou 239 e Kanté somou 186. Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah foram os outros que passaram de 100 pontos. Conforme o regulamento da France Football, cada jornalista votou em cinco atletas, com pontuação de 6 para o primeiro colocado da lista particular, 4 para o segundo, 3 para o terceiro, 2 para o quarto e 1 para o quinto.