PESQUISA APONTA VITÓRIAS DE FÁTIMA PARA O GOVERNO E GARIBALDI PARA O SENADO


Na manhã deste domingo (28) foi divulgada uma nova pesquisa de intenção de votos, que avaliou a pretensão do eleitorado potiguar para as eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Perfil, a pedido do Blog do BG, entre os dias 17 e 20 de novembro. Foram ouvidas 1.200 pessoas em cidades de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A amostragem tem margem de erro de 2,82% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Para o principal cargo, o de governador do Estado, Fátima Bezerra (PT) segue na liderança rumo à reeleição. Ela aparece na frente em todos os cenários criados pela pesquisa, com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), sendo o adversário que mais se aproxima dela.

No cenário espontâneo, onde o entrevistador não cita o nome dos concorrentes, Fátima aparece com 17,5% das intenções de votos, seguida por Carlos Eduardo com 3,83%, Álvaro Dias (PSDB) com 1,42% e Styvenson Valentim (PODE) com 1,25%. Os demais candidatos citados não atingiram 1% das respostas.

Outros dois cenários, estimulados, foram postos para os entrevistados, sendo um deles sem o nome do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Neste, o senador Styvenson assume a segunda colocação na disputado, mas com números ainda muito distantes da atual governadora. No cenário com a presença de Carlos Eduardo, a margem de conforto de Fátima diminui, mas ela segue como favorita. 

Confira:

Governo do RN – Estimulada 1
Fátima Bezerra (PT) – 30,25%
Styvenson Valentim (PODE) – 11,42%
Álvaro Dias (PSDB) – 9,75%
Ezequiel Ferreira (PSDB) -3,5%
Benes Leocádio (REPUBLICANOS) – 1,58%
Breno Queiroga (SDD) – 0,83%
Governo do RN – Estimulada 2
Fátima Bezerra (PT) – 28,99%
Carlos Eduardo (PDT) – 19,08%
Styvenson Valentim (PODE) – 10,42%
Ezequiel Ferreira (PSDB) – 3%
Benes Leocádio (REPUBLICANOS) – 1,5%
Breno Queiroga (SDD) – 0,67%

Senador

Para o Senado Federal, a vaga que hoje é ocupada por Jean Paul Prates tem uma boa disputa e se as eleições fossem hoje, o favorito para assumir a cadeira é o já conhecido nos corredores de Brasília, Garibaldi Alves Filho, ex-senador e ex-governador do RN. Confira os números do cenário estimulado:

Garibaldi Alves Filho (MDB) – 20,5%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 12,33%
Fábio Faria (Sem partido) – 9,17%
Rogério Marinho (Sem partido) – 5,58%
Jean Paul Prates (PT) – 4,75%
Haroldo Azevedo (Sem partido) – 0,83%

Deputado Federal

Para o cargo de deputado federal, se destacaram dessa vez candidatos que já detém mandato na Câmara dos Deputados, com a presença dois novatos entre os oito nomes mais citados, sendo eles o deputado estadual Kelps Lima (SDD) e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM). Confira os números:

Natália Bonavides (PT) – 0,92%
Benes Leocádio (REPUBLICANOS) – 0,83%
Walter Alves (MDB) – 0,67%
Fábio Faria (Sem partido) – 0,58%
Kelps Lima (SDD) – 0,58%
Rafael Motta (PSB) – 0,5%
Leonardo Rêgo (DEM) – 0,5%
General Girão (PSL) – 0,5%