MORO É O CANDIDATO MAIS COMPETITIVO CONTRA LULA NO 2º TURNO, DIZ PODERDATA


O ex-juiz
Sergio Moro (Podemos) é o candidato mais competitivo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um 2º turno nas eleições de 2022, segundo pesquisa PoderData realizada de 22 a 24 de novembro de 2021. Se as eleições fossem hoje, Moro ficaria 17 pontos percentuais atrás do petista, perdendo por 48% a 31% em um confronto direto. É a menor diferença entre todos os pré-candidatos testados contra Lula, que vence todas as simulações de 2º turno testadas pela divisão de pesquisas do Poder360.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marca 31% contra 54% do petista, uma diferença de 23 pontos percentuais. Há 1 mês, a distância era de 15 p.p..

Foi a 1ª vez que o PoderData testou um 2º turno com Lula e Sergio Moro depois que o ex-juiz filiou-se ao Podemos e falou como pré-candidato. Neste cenário, 20% dos eleitores escolheriam votar nulo ou em branco e 1% deles não sabem.

No 2º turno com Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente pontua 54% contra 31% do atual. São 14% os entrevistados que votariam nulo ou em branco e 1% os que disseram não saber. Na rodada anterior, nulos eram 10%.

A Pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios nas 27 unidades da Federação de 22 a 24 de novembro de 2021. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

LULA X PSDB

O petista fica 23 p.p. à frente do governador de São Paulo e 30 p.p. do gaúcho –em outubro, Leite tinha melhor performance. Os 2 tucanos disputam a vaga de candidato do PSDB em 2022. Leia mais neste post.

1º TURNO

Nos cenários de 1º turno, Lula lidera com 34% e Jair Bolsonaro aparece em 2º lugar com 29%. O ex-ministro Sergio Moro empata tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB), com 8%. Moro manteve o desempenho desde a rodada anterior, quando tinha de 7% a 8%. Saiba mais sobre os cenários de 1º turno neste post.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PODERDATACAST

Poder360 e o PoderData publicam sempre de 15 em 15 dias o PoderDataCast, voltado exclusivamente ao debate de pesquisas eleitorais e de opinião pública. O último episódio, da última rodada, foi ao ar em 20 de novembro. As convidadas foram a vereadora em São Paulo, Érika Hilton (Psol), e a especialista em estudos feministas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Daiane Oliveira.  

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre comasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus. Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.