Agricultores potiguares sofrem com a escassez do Rio Pataxó


Na intenção de chamar atenção do governo estadual aos agricultores da cidade de Ipanguaçu, que vivenciam momento de escassez de água no Rio Pataxó, uma mobilização na manhã de hoje, por volta das 8h30, deve ocorrer, partindo da cidade de Itajá, dos arredores da comporta da Barragem, em direção a Ipanguaçu. Elem alegam que o canal do Pataxó, duto que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio, está com a estrutura danificada em diversos pontos, prejudicando, especialmente, os pequenos produtores ipanguaçuenses.

Em alguns pontos do Rio Pataxó a situação é alarmante, especialmente na altura das comunidades de Pau de Jucá, Picada e Itú, onde o nível da água está muito baixo. Para o agricultor Antônio Humberto de Alcântara, conhecido como Iné, se o problema não for resolvido pode trazer, muito em breve, sérios prejuízos para ele e inúmeros agricultores da cidade. "Com as rachaduras e uns canos que colocaram lá a água esta chegando fraca no rio, fazendo com que o rio fique mais raso. Desse jeito nãodá para aguar a nossa plantação e podemos perder tudo".

Os canos a que se refere o agricultor foram colocados no canal quando parte de sua parede de alvenaria cedeu। Acontece que os canos comportam um volume de água bem menor. Ciente do problema, a prefeitura de Ipanguaçu enviou o oficio nº 116 à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no último dia 30 de setembro.