Ricardo Teixeira é chamado a depor na Polícia Federal


Inquérito contra dirigente da CBF investiga crimes como evasão de divisas e lavagem de dinheiro

O presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa 2014, Ricardo Teixeira, irá depor, nesta semana, na Polícia Federal do Rio, informa hoje (26) o site O Dia Online. Inquérito da Delegacia de Combate aos Crimes Financeiros apura a suposta participação do dirigente esportivo em evasão de divisas e em lavagem de dinheiro.

Ricardo Teixeira terá que comparecer à Polícia Federal














O inquérito foi aberto a pedido do deputado Anthony Garotinho (PR) ao Ministério Público Federal. O MP também quer saber se ações de Teixeira causaram prejuízos à CBF. Guilherme Teixeira, irmão do presidente da entidade, já foi ouvido pela PF.

"Há indícios de delitos e os dois terão de ser ouvidos", disse Vitor Hugo Poubel, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin) da Polícia Federal do Rio, na semana passada.

Denúncias

Nesta quarta-feira (26), o jornalista inglês Andrew Jennings, autor de denúncias contra Teixeira, João Havelange e cartolas da Fifa, dará um depoimento na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A PF deve requisitar ao Senado a transcrição desse depoimento.

Jornalista investigativo há 30 anos, Jennings trabalha para a BBC e, desde 1998 pelo menos, vem denunciando irregularidades envolvendo a entidade máxima do futebol, entre elas um caso de suborno com participação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e a empresa de marking esportivo ISL.

Hoje no Senado, ele terá a oportunidade de expor os pontos que figuram no livro "Jogo sujo: o mundo secreto da Fifa", lançado este ano no Brasil, apresentar documentos que legitimam as acusações e incitar o debate acerca da preparação do país para a Copa de 2014.

* Fonte: portal2014.org.br