BOLSONARO 'PULVERIZOU' ITAMARATY E DANIFICOU IMAGEM DO BRASIL, DIZ GUARDIAN


Em seis meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro "pulverizou" a política externa brasileira e está desfazendo o Itamaraty, uma instituição que era considerada "uma das joias" de Estado da América Latina, diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.

A publicação diz que diplomatas brasileiros estão horrorizados com o processo de mudança no Ministério de Relações Exteriores sob o novo governo, e que isso ameaça tudo o que levou o Brasil a se tornar um líder na luta global contra a mudança climática e um peso pesado do soft power.

"Desde que o líder da extrema direita assumiu o cargo em janeiro, sua equipe de política externa começou a pulverizar décadas de tradição diplomática: abraçou os nacionalistas de direita, incluindo Donald Trump, Steve Bannon e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán; irritou a China e descartou sua posição de líder da crise climática; enfureceu parceiros de longa data do Oriente Médio ao abraçar Israel de Benjamin Netanyahu e ameaçar transferir a embaixada do Brasil para Jerusalém", resume o jornal.

O Guardian cita alguns dos mais renomados diplomatas do Brasil e alega que há uma frustração generalizada com a "mudança dramática" promovida pelo chanceler Ernesto Araújo.

"As queixas dos diplomatas tocam praticamente em todas as áreas da nova política externa do Brasil, desde a excessiva aproximação de Bolsonaro com Trump, até sua hostilidade à China e os danos que sua retórica causou ao soft power brasileiro", explica.

Segundo o jornal, a atuação de Bolsonaro danifica a imagem internacional do Brasil e cria uma situação na qual o país tem pouco a ganhar na sua relação com o resto do mundo.