MERKEL QUER 'DISCUSSÃO CLARA' COM BOLSONARO SOBRE DESMATAMENTO EM REUNIÃO DO G-20


A chanceler alemã, Angela Merkel , disse nesta quarta-feira (26) que deseja conversar com o presidente brasileiro Jair Bolsonarosobre o desmatamento no Brasil. Ela se disse preocupada com o posicionamento de Bolsonaro sobre o meio ambiente.

- Assim como vocês, vejo com grande preocupação as ações do presidente brasileiro (em relação ao desmatamento) e, se for o caso, aproveitarei a oportunidade no G20 para ter uma discussão clara com ele - afirmou a chanceler a parlamentares alemães, às vésperas da cúpula que começa na sexta-feira em Osaka (Japão).

A líder estpa precocupada com a expansão das atividades agrícolas no Brasil, fortemente apoiada pelo governo do presidente  Bolsonaro , no aumento do desmatamento e nos conflitos com as comunidades tradicionais.

Sair de acordos "não é a resposta" para o desmatamento, diz chanceler

Trezentas e quarenta ONGs europeias e sul-americanas, incluindo o Greenpeace e a Amigos da Terra, questionaram, por conta da agenda ambiental do governo Bolsonaro, o acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). As ONGs demandam "medidas rigorosas" contra o desmatamento e "compromissos" em favor do Acordo de Paris sobre o Clima.

A conclusão dos termos do acordo, no entanto, é "iminente", segundo os presidentes do Brasil e da Argentina, após 20 anos de negociações.

- Nçao concluir o acordo com o Mercosul não contribuiria de forma alguma para que um hectare a menos seja desmatado no Brasil, ao contrário - ressaltou Merkel. - Esta não é a resposta para o que está acontecendo no Brasil.

O acordo UE/Mercosul também é muito criticado por agricultores europeus, que temem uma inundação de produtos sul-americanos com a abolição de direitos aduaneiros.