RIO GRANDE DO NORTE REGISTRA QUASE 4 MIL RAIOS NOS ÚLTIMOS DIAS

Nas últimas 72 horas, o Rio Grande do Norte foi atingido por uma intensa atividade elétrica, totalizando 3.953 raios. Apodi, município do Alto Oeste, lidera o ranking com 487 descargas atmosféricas nesse período, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base na Plataforma ClimaTempo.

 

De acordo com os dados compilados pela empresa de energia, do dia 1º de janeiro a 29 de fevereiro deste ano, o estado foi atingido por 28.366 raios. Apesar da alta incidência, houve uma redução de 27,94% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 39.367 descargas atmosféricas.

 

As maiores incidências neste primeiro bimestre foram registradas em Apodi (1.415), Assú (1.329), Santana do Matos (1.154), Upanema (1.119) e Mossoró (1.026).

 

No ano passado, o estado experimentou um aumento significativo no número de raios, com cerca de 113 mil descargas atmosféricas, representando um aumento de 40% em comparação a 2022. Os três municípios mais atingidos por descargas no ano passado foram Mossoró (7.902), Apodi (5.420) e Campo Grande (5.034).

 

Os raios provocaram mais de 3.200 interrupções no fornecimento de energia elétrica, deixando mais de 432 mil unidades consumidoras sem o serviço e danificando mais de 400 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.

 

“Monitoramos de maneira ininterrupta a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança dos nossos colaboradores e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

 

Diante desse cenário, é importante seguir algumas orientações de segurança durante tempestades elétricas, como buscar abrigo tão logo se aviste nuvens carregadas no céu ou se escute um trovão, evitar colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores, entre outras medidas preventivas.