RIVAIS CHAMAM POSTURA DE PADRE KELMON NO DEBATE DE VERGONHOSA E LAMENTÁVEL


Estreante da noite, o Padre Kelmon Souza (PTB) foi criticado pelos adversários após o debate de hoje entre presidenciáveis promovido por SBT, CNN Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, Nova Brasil FM e Terra.
Taxado de "escada de Bolsonaro", o petebista desagradou Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), que gargalhou quando questionada sobre o que achou da participação dele.

"Lá no Ceará a gente fala assim: 'Nosso senhor, tem cada morador'", afirmou Ciro. Já Simone Tebet, que protagonizou um bate-boca com ele por causa de feminismo, disse ser "lamentável".

"Estou envergonhada. Eu sou católica, eu vi aqui a religião ser misturada com a política da pior forma possível. Uma pessoa tendenciosa, que não me representa enquanto cristã colocando palavras na minha boca", disse.

Durante o debate, ela afirmou que, mesmo católica, não se confessaria com Kelmon. O Padre respondeu rejeitando ouvir uma possível confissão da emedebista.

"Não aceitaria a confissão de Tebet porque ela é romana", disse ele em alusão ao fato de Tebet ser da Igreja Católica Romana, e não da Ortodoxa.

Também católica, Soraya disse ter casado na igreja ortodoxa e afirmou ter se surpreendido com a postura dele.

"Eu fiquei, assim, um pouco chocada com a agressividade, não era isso que eu esperava. A gente achou que fôssemos encontrar um [padre] para pregar o amor e unir os brasileiros neste momento em que a gente tá pedindo tanto por paz e amor. Então, um discurso também que, com todo respeito, ele tem o direito."


Padre Kelmon fez dobradinha com Bolsonaro durante o debate entre presidenciáveis no SBTImagem: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação

Padre mesmo? Uma reportagem do jornal O Globo afirma que ele é autointitulado padre, mas não é reconhecido como clérigo. Ele, no entanto, negou a informação ao sugerir à imprensa que pesquisasse sobre sua vida nas redes sociais.

"Eu sou sacerdote. Vocês querem visitar? Vão nas minhas redes sociais. Você precisa ver que a igreja ortodoxa não é uma igreja ortodoxa, são várias igrejas ortodoxas. Existem armênios, gregos, russos, a minha é a igreja ortodoxa Siro-Malancar. Pesquisem, conheçam mais, quem sabe vocês também não viram ortodoxos?"

Kelmon também rejeitou o rótulo de "escada" para Bolsonaro, embora tenha feito dobradinha com o presidente da República durante todo o debate: "Estão mentindo mais uma vez. Mentem descaradamente com a cara mais cínica do mundo. Não conhecem o padre, não sabem o que tem no meu coração."

"O que eu vi foram cinco partidos, faltava o Lula aí, combatendo apenas um homem e não um partido. Cinco candidatos batendo num homem só", disse ele à imprensa na saída do SBT.

Por que se candidatou? Questionado sobre o fato de apoiar o presidente mesmo sendo candidato, Padre Kelmon disse que serve como uma opção extra para a direita.

"Não tem ai cinco partidos? São diferentes, mas são todos do mesmo, todos de esquerda, a direita não pode ter mais de uma opção?"
Ausente, Lula é alvo; Bolsonaro briga com mulheres


Tebet e Soraya foram as mais incisivas nas críticas contra o presidente. A primeira citou o orçamento secreto —Bolsonaro negou que tenha envolvimento e ainda disse que as duas candidatas teriam recebido verbas por meio desse mecanismo. Ambas negaram.

Novo debate entre presidenciáveis. Esse foi o segundo debate entre os candidatos à Presidência da República. O primeiro encontro foi promovido pelo UOL com o jornal Folha de S.Paulo e TV Bandeirantes no dia 28 de agosto.

Na próxima quinta-feira (29), o último debate entre os presidenciáveis será na Rede Globo, com presença confirmada de Lula. Segundo aliados, Bolsonaro deve ir —mas deve confirmar em cima da hora. Você pode conferir a cobertura completa no UOL.

*Participaram desta cobertura:Em São Paulo: Caê Vasconcelos, Felipe Pereira, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy e Wanderley Preite Sobrinho.No Rio: Lola Ferreira.Em Brasília: Camila Turtelli, Eduardo Militão, Gabriela Vinhal e Leonardo Martins.