SISTEMA TRIBUNA DIVULGA PESQUISA CONSULT DE INTENÇÕES DE VOTO NA TERÇA


O instituto Consult registrou pesquisa de intenções de voto, a ser divulgada nesta terça-feira (27), pelo Sistema Tribuna de Comnunicação para governador, senador, deputados e administrações estadual e federal.
Para a terceira rodada da pesquisa TN/Difusora/Consult a ser divulgada na terça-feira, os entrevistadores começaram a consulta a 1.700 eleitores na quinta-feira (22) e o encerramento ocorre neste domingo (25).

A exemplo das duas pesquisas anteriores publicadas na TRIBUNA DO NORTE em 30 de agosto e 13 de setembro, os eleitores respondem, inicialmente, sobre quem votariam para presidente da República, “se as eleições fossem hoje?”, sem a citação dos nomes de candidatos.

Em seguida, os entrevistadores fazem a segunda pergunta (estimulada) com a citação em rodízio dos nomes de 11 candidatos a presidente, em qual deles votariam, se a eleição fosse hoje.

Depois, apresentando os nomes de todos os concorrentes à presidência da República, é perguntado em quais desses candidatos os eleitores não votariam de maneira nenhuma, a chamada rejeição, podendo o eleitor citar até três nomes.

Mesmo procedimento é adotado, na sequencia, em relação a pesquisa sobre as intenções de votos dos eleitores para governador do Estado, com pergunta espontânea e estimulada numa relação de nove nomes. Critério idêntico é utilizado para saber a opinião dos eleitores quanto aos dez candidatos ao Senado Federal.

Também é perguntado aos eleitores se “de uma maneira geral, aprovam ou desaprovam” as gestões da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Por último, os entrevistaram perguntam aos eleitores em que eles votariam para deputado estadual e deputado federal.

A pesquisa de campo envolveu eleitores de 55 dos 167 municípios, divididos em 12 áreas geográficas: Natal, Grande Natal, Agreste/Litoral Sul, Mato Grande, Potengí, Central Cabugí/Litoral Norte, Trairí, Seridó, Assu/Mossoró, Mossoró, Sertão do Apodí e Alto Oeste.

O instituto de pesquisa Consult emprega metodologia que segue a Técnica de Observação Direta, referente ao Método Quantitativo através da realização de survey de opinião, utilizando-se como instrumento de investigação Formulário Semiestruturado, para entrevistas individualizadas, domiciliares e/ou locais preestabelecidos.

O universo da pesquisa é o conjunto da população eleitora do estado do Rio Grande do Norte, com idades de 16 anos ou mais, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro amostral máximo de 2,37%. A confiabilidade é de 95%.

Já o sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa de campo, onde os entrevistadores, exclusivos do próprio Instituto, são treinados para cada pesquisa a ser realizada, são fiscalizados permanentemente por coordenadores de campo, e são realizadas abordagens pós-entrevistas (in loco), e visitas ou abordagem retorno sobre 15% da amostra. Internamente, são feitas críticas em todos os questionários, e são codificados. Em uma última etapa é verificado a consistência dos dados.

O prazo para registros de pesquisas eleitorais junto à Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (26), inclusive para aquelas que se pretendam divulgar no próprio dia do primeiro turno das eleições, 02 de outubro.

Brasil tem recorde de eleitores no exterior

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.

Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou para as eleições 2022 postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.

Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.

As mulheres são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%. A maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no exterior, com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países.

Votos

Também no exterior, o voto é facultativo para os menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
Brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (a ser entregue após a eleição).
Quem mantém domicílio eleitoral no Brasil, mas estiver no exterior no dia da eleição também terá de justificar a ausência no pleito.