MUNICÍPIOS DO RN CAEM NO RANKING DE PRODUÇÃO DE CAMARÃO, DIZ IBGE


As cidades do RN que mais produzem camarão perderam posições no ranking nacional entre 2020 e 2021. É o que aponta Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), que foi divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os municípios potiguares que perderam posição foram: Pendências, Canguaretama, Arez, Senador Georgino Avelino, Mossoró e Nísia Floresta - eles foram superados por municípios cearenses.
Os dois estados, juntos, são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de camarão.

Município que liderou o ranking brasileiro em 2018 e 2019, Pendências registrou queda pelo segundo ano seguido e se tornou o terceiro maior produtor nacional de camarão em 2021.

O município acompanhou a tendência do RN, que teve diminuição de 800 toneladas na produção.

Valor agredado segue alto

A pequisa aponta que, embora a produção potiguar tenha sido cerca de 12 mil toneladas menor que a cearense em 2021, o valor da produção foi de cerca de R$ 600 milhões ao todo e ainda supera a do estado vizinho em cerca de R$ 30 milhões.

Segundo Elder de Oliveira Costa, tecnologista do IBGE responsável pela pesquisa no RN, o valor de produção do estado se destaca por ter mais valor agregado para exportação.

“É um camarão mais graúdo, e isso influencia no preço médio que é pago por ele”, explicou.

Segundo maior produtor

Com esses resultados, o Rio Grande do Norte permanece como segundo produtor nacional do crustáceo, com 21 mil toneladas de camarão para consumo e quase 8 bilhões de larvas e pós-larvas para reprodução.

Segundo análise do IBGE, esses números apontam que o setor se recuperou da crise do vírus da mancha branca, que chegou no estado em 2014.

Impulsionado por um grande aumento da produção em Aracati, Acaraú e Jaguaruana, o Ceará produziu 33 mil toneladas de camarão. Esse aumento elevou a produção nacional em 18%, em relação a 2020, para mais de 78 mil toneladas, a maior já registrada pela pesquisa.