982,4 MIL POTIGUARES ESTÃO INADIMPLENTES


A recessão que abalou a economia nacional chegou ao fim mas os reflexos ainda são sentidos no mercado. Com o desemprego ainda em alta, o número de inadimplentes no Rio Grande do Norte saltou de 921 mil em outubro de 2017 para 982,4 mil no mês passado. São 61,4 mil pessoas a mais na lista dos negativados, conforme dados do Serasa Consumidor. A variação, no período, foi de 6,6%.

Em todo o Brasil, somente em outubro, o crescimento da inadimplência foi de 4,22%. Em números absolutos, estima-se que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

“Esse elevado número de consumidores inadimplentes, somado às incertezas econômicas relativas ao mercado de trabalho, tais como o alto número de desempregados e os atrasos nos pagamentos dos servidores públicos, têm uma combinação muito danosa na economia como um todo, na medida em que as pessoas inadimplentes não conseguem parcelar suas compras, porque tem seus nomes nagativados, e aqueles consumidores que não estão inadimplentes, sentem-se receosos em adquirir novos produtos, ou seja, assumir novas dívidas”, analisa o especialista em Gestão, Francisco Hedson da Costa.