SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZAM CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o governo municipal promoveu a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na quadra Omar Rodrigues, da escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel.
Uma ação conjunta das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, o evento reuniu profissionais de diversas áreas da gestão municipal, dentre eles, o prefeito interino Nixon Baracho, secretários municipais de Assistência Social Gerlane Baracho, Irani Cunha (Educação), Mona Lisa Araújo (Saúde), Rodrigo Silva (articulador do Selo Unicef), Edicéia Neves (Motivadora do Nuca), educadores, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica)), conselheiros tutelares, assistentes sociais e adolescentes integrantes de programas sociais do município, oriundos do Cras, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e comunicadores.
Grupo de Dança do Cras, sob a orientação da monitora Andressa Silva
Professor Francisco Júnior, ministrou palestra explorando o tema da Conferência.
A conferência teve início por volta das 8h30 e o encerramento se deu por volta das 15 horas. Neste período foram desenvolvidas diversas atividades, abrindo com uma apresentação feita pelos alunos do CRAS sob a orientação da professora Andressa Silva, seguido de palestra ministrada pelo professor Francisco Júnior a cerca do tema central, logo em seguida foi feita a formação dos grupos a partir da plateia, para discutir e responder alguns questionamentos a cerca do tema do evento.
O Articulador do Selo Unicef, Rodrigues Silva dirigiu um dos grupos de discussão.
Grupo de crianças dos projetos sociais se apresentou no evento
Uma vez discutidas e respondidas as questões, as equipes se serviram de um almoço e na sequência mais uma apresentação dos alunos dos projetos sociais abrilhantou o evento. Logo em seguida, as atividades foram retomadas com a apresentação das propostas em plenária para eventuais adaptações e em seguida posta em votação, destacando-se neste processo, a participação efetiva dos adolescentes integrantes do NUCA.
Grupos de discussões e propostas, participantes da Conferência.
Após a aprovação das questões e sugestões feitas com base no tema proposto pela conferência, foi feita a escolha dos delegados que representarão o município na convenção estadual, que são os seguintes:
1- Francisco Assis Souza Júnior Melo;
2 – Francisca Irani;
3 – João Rafael Clementino de Melo;
4 – Samarah Letícia Veras Capistrano de Almeida
SUPLENTES:
Ricardo William
Débora Santos