ESTUDANTE DE ESCOLA MUNICIPAL DE ALTO DO RODRIGUES FOI PREMIADA EM CONCURSO DA UNDIME

Analice foi apresentada aos conferencistas do COMDICA, ao lado da Secretária de Educação Irani Cunha e da Diretora Emanoela Moura da E.M. Walfredo Gurgel. 
 
Educação e direitos humanos: Compromisso de todos (as)! Esse foi o tema do primeiro Concurso de Desenho e Escrita realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME). Alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais de todo o Rio Grande do Norte foram incentivados à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.


De Alto do Rodrigues, a aluna do 6º ano da escola Municipal Walfredo Gurgel, Analice Ribeiro de Oliveira, 12 anos de idade, ficou em 1º lugar na categoria Contos. Analice escolheu o tema "Salvando a Cidade Esquecida", onde teve como professora orientadora Maria José Lemos dos Santos. A secretária de Educação Irani Cunha, orgulhosa do talento de Analice, parabeniza a aluna e apresenta aos conferencistas, que participavam da Conferência do COMDICA, que aconteceu na ultima quarta-feira (14), na Quadra de Esportes Omar Rodrigues.

A Cerimônia de premiação do Concurso acontecerá no dia 17 de dezembro, segunda-feira, às 9h na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo, no bairro Lagoa Nova.

Serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria, sem distinção de posição: Desenho, conto, artigo de opinião e poema. Sendo premiados alunos e professores com livros, tablet, medalhas e certificados.

Ao todo 279.740 alunos de 109 municípios participaram desta edição, envolvendo 6.409 professores e 1.653 escolas públicas municipais e estaduais do 1º ao 9º ano, além da Educação Jovens e Adultos (EJA). 

Segundo a presidente da Undime RN, no estado potiguar a professora Jeane Dantas, o concurso se tornou um marco importante na trajetória da educação. O concurso vem para incentivar não apenas as reflexões sobre o contexto que a comunidade escolar está incluída, mas também, incentivar novas habilidades e práticas pedagógicas que suscitem o ensino e aprendizagem. “A Undime surgiu com a missão de dar apoio aos Dirigentes, mas entendemos que temos também que chegar aos alunos e professores. Precisamos está próximo à base da educação e com isso eles são ponto de partida para a construção de uma educação com qualidade, onde os valores sociais de respeito e empatia se fortalecem”, destaca.

O concurso contou com o apoio de instituições públicas, privadas e ONGs, como: Agili Software; Café Santa Clara; FTD Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF-BRASIL) Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS); Seja Digital; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-RN); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assú; além do apoio cultura da TV Universitária; FM Universitária; UERN TV; Tribuna do Norte e TV Assembleia. 

Para a Secretária Executiva da Undime-RN e Presidente do Concurso de Desenho e Escrita, a professora Euba Nadja, a participação dos municípios fortalece o compromisso da instituição em busca de uma educação com qualidade social. “É uma gota no oceano que a gente quer ver se multiplicar. Estamos muito felizes pela participação e engajamento dos municípios, como também dos nossos parceiros em acreditar que podemos colaborar na busca de uma educação pública ainda melhor”, afirma.

Confira os nomes dos vencedores e suas respectivas cidades:
Conheça os vencedores(as), clique aqui.
Conheça as produções, clique aqui.