FRUTICULTURA POTIGUAR ESPERA MELHOR AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO PRÓXIMO ANO


O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcellos, maior exportador de frutas do Rio Grande do Norte, destacou que este ano as exportações devem manter a cifra dos US$ 120 milhões, mas deixou claro que o ambiente de negócios para 2019 está melhor na comparação com este ano.

Para Barcellos, que também preside o Comitê Executivo do Rio Grande do Norte (Coex), o câmbio está favorável e, junto com o otimismo moderado, o cenário para negociações melhora, principalmente por conta da abertura do mercado chinês no setor de fruticultura. “Mudanças de governo sempre trazem otimismo. Acredito que 2019 será um ano melhor no ambiente dos negócios”, disse Barcellos.

Outros fatores que levam o setor de fruticultura ao otimismo estão relacionados ao aumento de demanda em toda a Europa, o que inclui a parte oriental – com destaque para a Rússia -, além da América do Sul e Oriente Médio. Por enquanto, o cenário mais difícil continua sendo a América do Norte, por conta da sobretaxa de 28% cobrada para o produto brasileiro, no caso, melão e melancia.

Barcellos acredita que, em 2019, haverá uma transformação nos negócios com um ambiente liberal, que é o preferido dos empresários. Sobre o Rio Grande do Norte, Barcellos disse que espera uma melhoria nas contas públicas. “A governadora [eleita, Fátima do Bezerra] tem feito boas sinalizações e também esperamos que a arrecadação aumente por causa da elevação da produção, e não pelo aumento de tributos”, explicou Barcellos.