DATAFÓRUM: BOLSONARISTAS SE CALAM SOBRE PRISÃO DE MILTON RIBEIRO


Levantamento DataFórum desta sexta-feira (24) mostra que os grupos bolsonaristas aplicaram uma estratégia para tentar abafar a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

Ribeiro teve a sua prisão decretada nesta quarta-feira (22) a partir das denúncias do chamado escândalo do "Bolsolão do MEC". O pastor é suspeito de ter transformado o Ministério da Educação em um balcão de negócios e favorecimentos para aliados políticos do governo Bolsonaro.

Apesar do mais novo escândalo de corrupção do governo Bolsonaro, os grupos de apoio à gestão Federal silenciaram sobre o fato. Para tentar contornar, militantes da extrema direita divulgaram da motociata do presidente no Rio Grande do Norte como forma de emplacar o discurso de que ele ainda possui forte apoio popular, ao contrário do que mostra o DataFolha mais recente.

Se entre os bolsonaristas a prisão de Milton Ribeiro foi escondida, entre os grupos lulistas ela continuou a ser um dos principais assunto.

Além disso, a nova pesquisa DataFolha, que indica vitória de Lula (PT) no 1º turno com 53% das intenções de votos também teve forte repercussão entre os grupos de apoio ao pré-candidato do PT.

Foram analisados 606.399 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonaristas silenciam sobre prisão de Milton Ribeiro

A comunidade bolsonarista silenciou sobre a corrupção no MEC e prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e teve como um dos principais destaques o Lula, citado em diversos contextos, com centralidade para a tentativa de relacioná-lo com o crime organizado.

Houve também insinuações que o TSE pretende favorecer a chapa Lula/Alckmin no processo eleitoral. Diversos influenciadores publicaram imagens da motociata no RN para demonstrar que o Presidente desfruta de popularidade.



Lulistas destacam resultado do DataFolha

Dentre os principais assuntos neste agrupamento estiveram presentes: corrupção no MEC, resultado do Datafolha favorável ao Lula.

Sigilo de 100 anos sobre o processo contra os agentes da PRF, que fizeram a “câmera de gás” na viatura.



Influenciadores pró-Lula destacam corrupção no governo Bolsonaro

Os destaques desta comunidade foram para as críticas ao Bolsonaro pelo escândalo de corrupção protagonizado por seu ex-ministro Milton Ribeiro.

A última pesquisa DataFolha, que revela a possibilidade de Lula ganhar as eleições em primeiro turno, também repercutiu nesta comunidade.


Ciristas centram ataques em Bolsonaro

A comunidade cirista tem entre seus destaques Bolsonaro como principal alvo de suas críticas.

Ciro falou que Bolsonaro, depois de mergulhar o país em crise social, agora quer mergulhá-lo em crise institucional. A alternativa, segundo os destaques, seria votar em Ciro Gomes, já que os dois lados, Lula e Bolsonaro, seriam faces da mesma moeda.