URGENTE: NATAL REGISTRA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) confirmou, na tarde desta quinta-feira (23), o registro do primeiro caso suspeito de infecção por Varíola dos Macacos (Monkeypox). O paciente é do sexo masculino com histórico de viagem para Espanha e contato com caso confirmado no referido país.

De acordo com a SMS Natal, O paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Além disso, a pasta garante que todas as providências estão sendo tomadas através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), realizando contato com o paciente e já tendo iniciado investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN - CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional - CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde - ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo.