BOATES QUEREM INTEGRAR ACUSAÇÃO E PEDEM 'PUNIÇÃO EXEMPLAR' A DANIEL ALVES


A Federação Catalã de Associações de Atividades Recreativas e Musicais, responsável por administrar casas noturnas em Barcelona, entrou com um pedido para ser acusação popular no caso de agressão sexual envolvendo o jogador Daniel Alves.

O que isso significa?

A Fecasarm (sigla para a entidade) quer, junto do Ministério Público e da defesa da vítima, fazer parte do processo contra o jogador como acusação.O secretário-geral da pasta, Joaquim Boadas, falou com exclusividade ao UOL. Ele diz que o interesse se dá pelo fato de o grupo "se sentir parte legítima da causa", uma vez que, segundo o relato da mulher, a agressão sexual teria acontecido dentro de uma discoteca.O juizado que avalia o caso tem três dias para responder ao pedido da entidade. Espera-se que a resposta venha ainda essa semana ou no início da próxima.Se o pedido for aceito, a federação pretende ajudar a acusação a coletar possíveis provas.

Nós nos sentimos parte legítima desta causa. Os fatos aconteceram no espaço de uma casa noturna e, além disso, nós estamos investindo muitos recursos para evitar que esse tipo de situação aconteça. Portanto queremos poder expor e manifestar nossa repulsa máxima, não apenas condenando os fatos, mas também fazendo parte do processo judicial", 

diz Boadas.

O secretário afirma, ainda, que se comprovada a culpa de Daniel Alves, a entidade vai pedir uma "punição exemplar" ao jogador —o que, segundo ele, vai gerar um "antes e um depois do caso Daniel Alves" nos espaços noturnos.

"Muitas pessoas, vendo alguém tão famoso e milionário indo para a prisão, inclusive antes de um julgamento, vão pensar duas vezes nas consequências antes de cometer atos como esses. Com isso, serão evitados muitos casos de agressão sexual em espaços de vida noturna."

Como denunciar violência sexual

Vítimas de violência sexual não precisam registrar boletim de ocorrência para receber atendimento médico e psicológico no sistema público de saúde, mas o exame de corpo de delito só pode ser realizado com o boletim de ocorrência em mãos. O exame pode apontar provas que auxiliem na acusação durante um processo judicial, e podem ser feitos a qualquer tempo depois do crime.

Mas por se tratar de provas que podem desaparecer, caso seja feito, recomenda-se que seja o mais próximo possível da data do crime. Em casos flagrantes de violência sexual, o 190, da Polícia Militar, é o melhor número para ligar e denunciar a agressão. Policiais militares em patrulhamento também podem ser acionados.

O Ligue 180 também recebe denúncias, mas não casos em flagrante, de violência doméstica, além de orientar e encaminhar o melhor serviço de acolhimento na cidade da vítima. O serviço também pode ser acionado pelo WhatsApp (61) 99656-5008.