“ESTÁ NA HORA DA GENTE TORCER PELO SUCESSO DO ESTADO E DO BRASIL”, AFIRMA AGRIPINO MAIA


Líder do União Brasil no Rio Grande do Norte, o ex-senador José Agripino Maia diz torcer por boas gestões da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porque, segundo ele, com essa aproximação, o Estado pode ser beneficiado. “Se o sucesso do Brasil e do meu estado passarem pelo sucesso de Fátima Bezerra e de Lula, ótimo. Que tenham sucesso os dois, mas que o sucesso produza sucesso do RN e do Brasil.”

Agripino espera que a proximidade dos petistas a nível local e nacional seja positiva. “Passou o processo eleitoral. Lula ganhou a eleição. Agora é encarar a realidade. Fátima Bezerra ganhou para o governo do estado. Agora está na hora do estado cobrar daquela expectativa que fez milhares de potiguares votarem em Lula e em Fátima. Eu torço pelo meu estado, eu não sou contra quem possa fazer pelo meu estado, mas é preciso que eles façam”, disse o ex-senador em entrevista à CBN Natal.

Incluído como parte da oposição junto ao seu partido – União Brasil -, Agripino tem boas expectativas, mas diz que a gestão não pode ser traçada sem responsabilidade fiscal, e fez críticas falas recentes do presidente. “Lula chegar em uma reunião de sindicalistas e dizer que vai garantir a isenção do imposto de renda a quem ganha até R$ 5 mil. Ótimo, maravilha. Quanto significa isso? É mais da metade da receita do imposto de renda. O Brasil pode aguentar essa perda de receita? Não tem como. Então, como ele vai prometer uma coisa que não pode cumprir? A menos que você queira desbandalhar a economia.”

Para o ex-senador, neste momento, o presidente Lula deve manter uma postura de equilíbrio e não tentar agradar parte do eleitorado. “Se você tirar as fontes de receita para agradar um eleitorado, que já é dele, você vai ter que emitir dinheiro. Se emitir, a inflação volta feito o cão e a taxa de juros vai para o inferno. Então você não consegue mais fazer com que a produção aconteça”. Apesar da preocupação, Agripino acredita que o presidente tem tudo para fazer um bom mandato se cumprir o que disse durante a campanha. “Lula tem que fazer aquilo que ele disse: o homem que vai promover o equilíbrio do Brasil, para que o Brasil volte a crescer; ele tem tudo para isso, desde que haja responsabilidade.”

NATAL

O ex-prefeito de Natal, ainda em entrevista, criticou a sensação de insegurança no Estado e o baixo investimento na infraestrutura turística local. Segundo ele, a comparação com as outras cidades do Nordeste evidencia o atraso. “As pessoas se sentem inseguras. Ou a gente investe pesado em infraestrutura do turismo na cidade do Natal e na segurança ou a gente não decola. As pessoas hoje que vão para João Pessoa, Maceió e Fortaleza e voltam encantadas”, diz.

Para Agripino, faltam também criatividade e coragem do poder público e da iniciativa privada para alavancar Natal. “Qual a ideia nova que surge hoje? Não tem nada. A repetição do óbvio. E hoje, nem o óbvio é feito. Então a gente tem que dar uma sacudida. A iniciativa privada precisa se mexer e sugerir boas ideias e para a gente aproveitar a vocação natural da cidade para o turismo.”