PF REALIZA 3ª FASE DA OPERAÇÃO LESA PÁTRIA EM 5 ESTADOS E NO DF


A
PF (Polícia Federal) deflagrou nesta 6ª feira (27.jan.2023) a 3ª fase da operação Lesa Pátria contra suspeitos de envolvimento nos atos extremistas de 8 de janeiro.

Ao todo, serão cumpridos 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os agentes realizam buscas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

Até o momento, 2 pessoas foram presas em Minas Gerais. Ainda não há relatos de presos nos outros Estados.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, disse a PF em nota.

“As investigações continuam em curso e a operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.”

Na última 6ª feira (20.jan.2023) a PF deflagrou a 1ª fase da operação Lesa Pátria. Foram presas 5 pessoas suspeitas de financiarem ou participaram dos atos de 8 de janeiro. Leia a lista dos detidos:Renan da Silva Sena foi preso na Candangolândia (DF). Em 2020, ele foi detido pelos crimes de calúnia e injúria contra autoridades dos Três Poderes e o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB);
Ramiro Alves da Rocha, conhecido como Ramiro Caminhoneiro, foi preso em São Paulo. Ele é filiado ao PL e se candidatou a deputado federal em 2022;
Soraia de Mendonça Bacciotti foi presa em Mato Grosso do Sul. Ela é intérprete de libras e participou dos atos extremistas do 8 de Janeiro.
Randolfo Antônio Dias foi preso em Minas Gerais. Ele participava das manifestações em frente ao QG do Exército em Belo Horizonte.
Suspeito ainda não identificado
Raif Gibran Filho está foragido.

Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Eis a divisão:

Mandados de busca e apreensão:7 em São Paulo;
5 no Distrito Federal;
1 no Mato Grosso do Sul;
1 no Rio de Janeiro;
1 em Minas Gerais;
1 em Goiás.

Mandados de prisão:2 no Distrito Federal;
1 em Minas Gerais;
1 no Rio de Janeiro;
1 no Mato Grosso do Sul;
3 em São Paulo.

INVASÃO AOS TRÊS PODERES

Por volta das 15h de 8 de janeiro, extremistas de direita invadiram o Congresso Nacional depois de romper barreiras de proteção colocadas pelas forças de segurança do Distrito Federal e da Força Nacional. Lá, invadiram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa. Equipamentos de votação no plenário foram vandalizados. Os extremistas também usaram o tapete do Senado de “escorregador”.

Em seguida, os radicais se dirigiram ao Palácio do Planalto e depredaram diversas salas na sede do Poder Executivo. Por fim, invadiram o STF (Supremo Tribunal Federal). Quebraram vidros da fachada e chegaram até o plenário da Corte, onde arrancaram cadeiras do chão e o Brasão da República –que era fixado à parede do plenário da Corte. Os radicais também picharam a estátua “A Justiça”, feita por Alfredo Ceschiatti em 1961, e a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Os atos foram realizados por pessoas em sua maioria vestidas com camisetas da seleção brasileira de futebol, roupas nas cores da bandeira do Brasil e, às vezes, com a própria bandeira nas costas. Diziam-se patriotas e defendiam uma intervenção militar (na prática, um golpe de Estado) para derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

ANTES DA INVASÃO

A organização do movimento havia sido monitorada previamente pelo governo federal, que determinara o uso da Força Nacional na região. Pela manhã de 8 de janeiro, 3 ônibus de agentes de segurança estavam mobilizados na Esplanada. Mas não foram suficientes para conter a invasão dos radicais na sede do Legislativo.

Durante o final de semana, dezenas de ônibus e centenas de carros e pessoas chegaram à capital federal para a manifestação. Inicialmente, o grupo se concentrou na sede do Quartel-General do Exército, a 7,9 km da Praça dos Três Poderes.

Depois, os radicais desceram o Eixo Monumental até a Esplanada dos Ministérios a pé, escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal.

O acesso das avenidas foi bloqueado para veículos. Mas não houve impedimento para quem passasse caminhando.

Durante o dia, policiais realizaram revistas em pedestres que queriam ir para a Esplanada. Cada ponto de acesso tinha uma dupla de policiais militares para fazer as revistas de bolsas e mochilas. O foco era identificar objetos cortantes, como vidros e facas.

CONTRA LULA

Desde o resultado das eleições, extremistas de direita acamparam em frente a quartéis em diferentes Estados brasileiros. Eles também realizaram protestos em rodovias federais e, depois da diplomação de Lula, promoveram atos violentos no centro de Brasília. Além disso, a polícia achou materiais explosivos em 2 locais da capital federal.