PESQUISA APONTA QUAIS SÃO AS CIDADES MAIS 'RUDES' DO BRASIL


Não é nenhum segredo que, no exterior, brasileiro tem fama de ser gente boa, alegre e receptivo. Mas, por mais que a nossa imagem lá fora seja a de um povo bom e caloroso, a realidade para quem realmente vive aqui muitas vezes é outra.

E com essa ideia em mente, uma pesquisa divulgada pelo pessoal da Preply conversou com cerca de 1,6 mil residentes das 15 maiores cidades do país, buscando descobrir quais são as cidades mais rudes e as mais educadas de todo o Brasil.

As cidades mais rudes do Brasil

Entre os dias 2 a 7 de novembro de 2022, o estudo realizado pelo Censuswide falou com centenas de moradores das principais capitais brasileiras. Porém, foram somente considerados para os resultados finais os dos que residem nestes municípios havia mais de 12 meses. 

Os participantes foram questionados sobre a frequência com que viam certos comportamentos desrespeitosos em sua região, resultando em um ranking de nível de grosseria. Alguns dos principais maus hábitos apontados na pesquisa foram fazer muito barulho na rua, não cumprimentar estranhos e até mesmo não dar gorjeta.

Após conversarem com os residentes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que Goiânia, Rio de Janeiro e Porto Alegre lideram a lista de cidades mais rudes do nosso país.

Goiânia, Rio de Janeiro e Porto Alegre lideram o ranking de cidades brasileiras mais rudes, segundo pesquisaGoiânia, Rio de Janeiro e Porto Alegre lideram o ranking de cidades brasileiras mais rudes, segundo pesquisa

Não é como se todas as pessoas desses lugares fossem rudes e grosseiras, mas podem manter alguns costumes que incomodam os outros no cotidiano. É isso que nosso ranking buscou medir”, explica Yolanda Del Peso, especialista em Outreach da Preply. No Rio de Janeiro, por exemplo, comportamentos que pesaram bastante para a alta posição da Cidade Maravilhosa na lista foram os maus hábitos dos cariocas de fazer muito barulho nas ruas e se distraírem demais usando o telefone celular.

O estudo aponto que no caso de Porto Alegre, o que pesou bastante foi o fato de os habitantes não prestarem atenção em estranhos na rua, além de também se distraírem facilmente ao telefone. Já os paulistas, que têm a fama de serem bastante impacientes e apressados, curiosamente ficaram somente na oitava posição.

Os brasileiros mais educados

Por outro lado, o estudo também descobriu quais seriam as cidades onde o brasileiro é mais educado e cordial. De acordo com os resultados divulgados pela Preply, Brasília, Natal e Curitiba são lar dos brasileiros mais educados e com boas maneiras em todo o país.

Brasília, Natal e Curitiba são as campeãs no quesito cordialidadeBrasília, Natal e Curitiba são as campeãs no quesito cordialidade

Surpreendentemente, mesmo sendo o local onde rolam as principais disputas e discussões políticas do Brasil, Brasília lidera o ranking dos brasileiros mais educados, com os participantes mencionando que residentes da região respeitam "seus pedestres e trabalhadores," além de não furarem filas.

Já Curitiba e Natal foram elogiadas por terem habitantes que não falam alto no telefone celular em público, além de serem bastante receptivos.