GOVERNO SANCIONA LEI QUE TORNA A CASTANHA DE SERRA DO MEL PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO RN


A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei que torna a castanha de caju de Serra do Mel patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Norte.

O Prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PL) comemorou a sanção da Lei nº 11.367, publicada na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Estado.

“Queremos agradecer ao deputado Albert Dickson, propositor da lei, e parabenizar toda aquela Casa Legislativa, que na época aprovou a matéria de forma unânime”, comentou o prefeito Bibiano.

O gestor ressaltou que o reconhecimento promove a cultura da cajucultura e protege o setor produtivo. “E essa proteção chegou através do Projeto de Lei que transformou a nossa castanha do caju em patrimônio cultural e imaterial”, disse.

Serra do Mel tem hoje cerca de 12 mil habitantes e foi projetada para ser o motor de desenvolvimento do Oeste do RN, produzindo castanha e caju no final dos anos setenta, início dos anos oitenta.

A cidade está subdividida em 22 vilas rurais, onde estão plantados 2,4 milhões de pés de cajueiros, tendo a vila Brasília como unidade administrativa. Com isso, o município é considerado o maior produtor de castanha de caju do estado.

Nesta última, foi instalada uma fábrica de doce, suco, ração para gado e outros produtos, todos derivados de caju. Também foram instaladas unidades de pré-beneficiando da castanha (fabriquetas), que atualmente empregam milhares de moradores do município em suas próprias casas, beneficiando o fruto.

Com o inverno razoável em 2022 e se concretizar inverno bom em 2023, Serra do Mel terá uma grande safra de castanha e outra maior ainda de caju.

Além da cajucultura, o município é grande produtor de energia limpa, tendo instalado em seu território grandes parques eólicos e solar. Ainda é produtor de melancia, grande consorciado com o caju.