APÓS CRÍTICAS, EDUARDO DIZ QUE FOI LEVAR PEN DRIVES SOBRE O BRASIL AO QATAR


O deputado federal
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgou um vídeo para explicar a sua ida ao Qatar durante a Copa do Mundo. Segundo o parlamentar, amplamente criticado por bolsonaristas e pela oposição após ter sido flagrado no jogo do Brasil ontem, a viagem ocorreu para levar vídeos, em inglês e dentro pen drives, "explicando a situação do Brasil".

Apoiadores do presidente, que realizam protestos golpistas, inclusive na frente de quartéis do Exército, contra o resultado das eleições desde 30 de outubro, reclamaram que o político está "curtindo a vida". Eduardo foi flagrado pela transmissão ao vivo do streamer Casimiro Miguel posando para fotos com a sua esposa, Heloísa Bolsonaro.

Nesses pen drives aqui têm vídeos, em inglês, explicando a situação do Brasil. Eu espero que você não creia que aqui no Qatar só se fale em copa do mundo. Só para lembrar para você que a Fifa tem mais membros do que as Nações Unidas. A imprensa inteira está aqui. É por isso que a esquerda faz tanto esforço e até projeto de lei para criminalizar quem fale algumas verdades na cara, né, de outros brasileiros que têm esperança de voltar às tetas da Lei Rouanet e etc. Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

No vídeo, com duração de 1:11, o deputado continua atacando a esquerda após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político não deu mais detalhes sobre qual seria "a situação do Brasil" relatada nesses vídeos.

"E outra coisa, toma cuidado. A esquerda não está preocupada com a tua segurança, nem com a economia. Então, por que você vai cerrar fileira com esses caras? Será que você não consegue imaginar um pouquinho do que está por trás disso? Será que você não consegue perceber a importância da comunicação internacional? Será que a gente vai ter que perder um dos pouquíssimos acessos que nós temos?", prosseguiu.

E finalizou: "Pensa um pouquinho sobre isso, tá? Antes de bater palma porque eu apareci no Jornal Nacional, beleza? Um abraço a vocês, fiquem com Deus. Seguimos". Ontem, o Jornal Nacional, da TV Globo, fez uma reportagem sobre a Copa e mostrou a presença do filho do presidente no evento.

Além do filho do presidente, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e parlamentares do União Brasil também foram ao Qatar. Ciro apareceu nas redes sociais assistindo ao jogo do Brasil contra Suíça no Estádio 974, em Doha. O ministro do governo Bolsonaro não pediu licença do cargo para viajar, segundo o Estadão Conteúdo.
Críticas

Após o flagra de Eduardo e a esposa na Copa do Mundo no Qatar, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que realizam protestos golpistas, reclamaram que o político está "curtindo a vida".

"Enquanto estamos na frente dos quartéis, pela liberdade e pelo Brasil, ele está curtindo a vida. Por isso eu não tenho político de estimação!", escreveu uma pessoa no Twitter.

Enquanto estamos na frente dos quarteis, pela Liberdade e pelo Brasil, ele está curtindo a vida. Por isso eu não tenho político de estimação! Eu cobro deles! São nossos representantes e ganham muito bem pra isso! @BolsonaroSP pic.twitter.com/2Z7aYa56Ze-- Marcc (@MarccUboat) November 28, 2022

No Twitter, o deputado não fez nenhuma publicação sobre a competição ou sobre a viagem ao Qatar. Apesar de não ter publicado imagens em estádios, a esposa de Eduardo apareceu ontem, em um stories no Instagram, usando a mesma roupa do momento da transmissão.

Mas, além das críticas, a situação também virou piada para a oposição. Muitas pessoas compartilharam as imagens de Eduardo no Qatar para lembrar que, ao mesmo tempo, bolsonaristas ficam sob sol e chuva em protesto pelo resultado das urnas.

O deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) criticou a situação. Para o político, "hipocrisia é pouco" para representar a posição de Eduardo.

"Enquanto deixa seus militantes golpistas tomando chuva na frente de Quartel, Bananinha está vendo a Copa no Qatar", escreveu, em referência aos apoiadores de Bolsonaro.

A ex-candidata à presidência Soraya Thronicke (União Brasil) compartilhou um vídeo e criticou a ida do filho do presidente ao Qatar.

"E os patriotas na frente dos quartéis debaixo de sol e de chuva, negando a copa do mundo, assumindo crimes, despesas etc? Lamento muito, pessoal? Bem que eu tentei evitar isso, avisei antes, bem antes", escreveu.

Desde 30 de outubro, quando o resultado das eleições deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas têm feito bloqueios nas estradas e realizado protestos golpistas em entorno de quartéis para questionar o resultado do pleito e pedir por uma "intervenção federal" ou "militar".

"O patriota tomando chuva na frente do quartel e o Eduardo Bolsonaro assistindo a Copa do Mundo lá no Catar", escreveu uma pessoa no Twitter.

Aliado do clã Bolsonaro, o comentarista político Rodrigo Constantino falou ontem sobre a viagem de Eduardo ao Qatar durante participação no canal de notícias "JP News" e disse que "o mundo não parou" e "vida que segue".

"Eu não sei o que pensar direito disso. Estou vendo as discussões em vários grupos. O mundo não parou, né? O presidente [Jair Bolsonaro] mesmo está em silêncio — talvez, um silêncio estratégico; talvez, não. E o filho, de certa forma, achou melhor transparecer alguma normalidade. Ou tranquilidade. E está lá aproveitando, curtindo, vendo o jogo", disse Constantino.

"[A viagem] Incomodou muita gente que, de novo, parou tudo para ficar à frente dos quartéis protestando e, de alguma forma, clamando que algo aconteça e impeça a subida na rampa do ex-presidente Lula. Eu entendo quem está revoltado. Eu acho que nada mais pode ser feito agora a não ser focar nisso, nessa batalha, nessa manifestação. E, por outro lado, vida que segue. O povo brasileiro não está nas ruas por causa do Jair Bolsonaro. Está nas ruas por causa de Lula, de Alexandre de Moraes e por aí vai", acrescentou.