PARA MINISTROS DO STF, BOLSONARO TEM MEDO DE SER PRESO SE APOIAR ABERTAMENTE ATOS GOLPISTAS


O medo de ser preso ou tornar-se inelegível é a razão do silêncio de Jair Bolsonaro (PL) diante dos atos golpistas promovidos por apoiadores radicais. Isso é o que pensam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações de
Bela Megale, na edição desta terça-feira (22) do jornal O Globo.

Com ao menos 10 pendências na corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Bolsonaro estaria com medo de se tornar inelegível pelos próximos 8 anos, o que lhe tiraria quaisquer perspectivas de liderar a oposição ao governo Lula (PT) para tentar novamente a eleição presidencial em 2026.

Segundo a jornalista, Bolsonaro também teria confidenciado a pessoas próximas que teme ser até mesmo preso.

A aliados dentro da corte - Bolsonaro nomeou o "terrivelmente evangélico" André Mendonça e Kássio Nunes Marques -, o presidente estaria evitando falar das eleições.

No entanto, a assessores próximos ainda tem se mostrado inconformado com a derrota para Lula nas urnas e coloca a "culpa" no TSE, presidido por Alexandre de Moraes.

A exprectativa na corte é que Bolsonaro volte a quebrar o silêncio após a entrega pelo PL, seu partido, do relatório sobre as urnas eletrônicas, que deve ser protocolado por Valdemar da Costa Neto, presidente da sigla, nesta terça.