PREFEITO DE ITAIÇABA É AFASTADO DO CARGO, E DEPUTADO ELEITO É PRESO EM OPERAÇÃO CONTRA DESVIOS


O prefeito do Município de Itaiçaba, Frank Gomes (PDT), foi afastado do cargo por determinação judicial nesta quarta-feira (30). Ele é um dos alvos de investigação do Ministério Público do Estado por supostos crimes como desvio de recursos públicos no Município. O irmão do prefeito, Ermogenes Gomes, e o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) foram presos na mesma operação.

A investigação, comandada pela Procuradoria dos Crimes contra o Patrimônio Público (Procap), analisa possíveis desvios de verbas públicas em contratos com empresas ligadas ao parlamentar eleito Stuart Castro. Ele e o irmão do prefeito tiveram prisão temporária decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

A ação da Procap investiga delitos como crime de responsabilidade, falsidade ideológica, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, supostamente por meio de desvio de recursos públicos e pagamentos indevidos.

O Tribunal de Justiça, com base na investigação, determinou busca e apreensão na Prefeitura do Município, afastamento do cargo para gestores públicos, entre eles o prefeito Frank Gomes, e prisão de agentes públicos e de representantes das empresas suspeitas, entre eles, o deputado estadual eleito Stuart Castro.

A Justiça também determinou a quebra de sigilo fiscal e bancário dos envolvidos inclusive das empresas.