ARGENTINA X MÉXICO BATE RECORDE DE PÚBLICO NO CATAR E É O MAIOR DESDE A FINAL DA COPA DE 1994


O jogo entre Argentina e México pela segunda rodada do grupo C teve o maior público da Copa do Mundo do Catar: 88.966 espectadores, superior ao de Brasil e Sérvia, que tinha o recorde até então com 88.103. As duas partidas foram no estádio Lusail, o maior deste Mundial.

Trata-se também do maior público em jogos de Copa do Mundo desde a final de 1994, entre Brasil e Itália, no Rose Bowl, quando 94.194 pessoas assistiram a Roberto Baggio isolar o pênalti que garantiu o tetra ao time de Romário e Bebeto.

Os mexicanos estavam em maior número e fizeram mais barulho... até o gol de Messi, aos 19 minutos do segundo temp, que destravou o jogo e permitiu que a Argentina dominasse e chegasse ao segundo, um golaço de Enzo Fernández.

Assim que acabou o jogo, Messi e seus companheiros cumprimentaram os rivais mexicanos e foram para a área defendida por Guillermo Ochoa no segundo tempo. Atrás daquele gol se concentraram os torcedores argentinos, que cantaram até muito tempo depois de encerrada a partida.

Os seguranças da Copa do Mundo do Catar tiveram dificuldade para conter um gesto bastante comum – talvez obrigatório – em estádio sul-americanos: o ato de tirar a camisa para girá-la sobre a cabeça. Foi o que grande parte dos argentinos fez quando saiu o gol de Messi. O gesto é proibido no Catar.

A partida também foi marcada por brigas entre torcedores de Argentina e México. Vídeos postados nas redes sociais mostram trocas de agressões argentinos e mexicanos. Antes do jogo, uma provocação que citava a Guerra das Malvinas quase resultou em pancadaria.