POSSE DE LULA DEVE TER PRESENÇA DE 150 MIL PESSOAS NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS


Em reunião entre a Secretaria de Segurança do Distrito Federal e a equipe de transição de governo, realizada nesta quinta-feira (24), houve o entendimento em torno da estimativa de que 150 mil pessoas devem ir à Esplanada dos Ministérios para ver o novo presidente desfilar em carro aberto, informa a jornalista
Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

Na reunião foram discutidas medidas de segurança. O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, afirma que, além da Polícia Militar do DF, que cuidará do perímetro da Esplanada, também as polícias do Senado e da Câmara dos Deputados e os fuzileiros navais que fazem a segurança do Itamaraty participarão do esquema. A coordenação será feita pela Polícia Federal.

Como em todas as posses, atiradores de precisão estarão a postos para neutralizar algum possível ataque ao presidente que toma posse.

O secretário de Segurança do DF diz que as pessoas serão revistadas antes de entrar na Esplanada, e que os protocolos neste ano devem ser semelhantes aos de posses anteriores: não será permitida no perímetro a presença de cidadãos com arma, faca, estilete, paus, ferros — e mesmo bandeiras com mastros, pois eles podem servir de arma em alguma confusão.

Além do desfile tradicional do novo presidente em carro aberto, a festa deve ter depois show de artistas que apoiaram Lula.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirma que a festa deve ser tranquila, apesar das manifestações de bolsonaristas que ainda não se conformaram com o resultado das eleições. "Não acreditamos que vai ter manifestação", diz ele. Se isso ocorrer, ela será feita em espaço distante da Esplanada, assegura o governador.