BRASIL ESTREIA CONTRA A SÉRVIA EM BUSCA DO HEXA


Começa nesta quinta-feira 24 o caminho do Brasil para o tão sonhado hexacampeonato em Copas do Mundo. A seleção brasileira entra em campo às 16h em partida pelo Grupo G do Mundial. O confronto é contra a Sérvia, que também já passou pelo caminho brasileiro no torneio anterior, em 2018, na Rússia. Ainda sem escalação decidida, time pode ter formação inédita logo na estreia do torneio. A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na Copa anterior, em 2018, na Rússia. Na ocasião, o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Thiago Silva.

À imprensa, Tite falou sobre que o nervosismo para a estreia neste ano é menor do que em 2018, quando estreou no comando da seleção em Copas do Mundo. “Os jogos têm um componente emocional muito forte, a estreia ainda mais. Pela expectativa que gera, é humano. Talvez isto interfira nas expectativas do que acontece no jogo. Temos o maior torneio do mundo, os maiores atletas do mundo, talvez a maior visibilidade de um esporte do mundo. Mas temos de ser o que somos na nossa essência”, avaliou.

Às vésperas da partida, o técnico não adiantou qual será o time que vai ao campo na estreia. A principal dúvida é no meio campo: o volante Fred, um dos homens de confiança do técnico brasileiro, ou Lucas Paquetá, deslocado para o meio-campo em uma formação ofensiva, com quatro atacantes, em que Neymar passaria a ter função mais próxima de um criador, dando maior liberdade de movimentação em campo ao atleta. Esta seria uma formação inédita, segundo apurou o site Globo Esporte.

A quantidade de atacantes e o próprio meio-campo, aliás, foram abordados pelo comandante da seleção canarinho durante uma coletiva de imprensa. “Não acredito em encher de atacantes nem de encher de defensor. Eu entendo que o ponto de equilíbrio está no meio-campo, nas movimentações. E aí, sim, ter uma equipe equilibrada”, disse.

Questionado em relação ao time que entraria em campo, o técnico voltou a ressaltar o tom de mistério. “As variações vocês sabem e não vou falar. Eu faço escolhas, agrado a uns e outros não. Isto é da escolha e da função do técnico, mas os atletas do meio para frente se escolheram também. Em cada clube eles estão com protagonismo e qualidade excepcionais”, disse.

Também durante coletiva de imprensa, o técnico sérvio Dragan Stojkovic afirmou não ter medo da seleção brasileira, elogiou os atacantes brasileiros e defendeu que ambas seleções têm chances de vencer a partida. “Devemos esperar a melhor Sérvia, corajosa, que disputará o melhor futebol e buscará um resultado excelente. O Brasil tem muita sorte de ter quatro atacantes ao mesmo tempo, mas e em relação à defesa? Vai ter alguém lá atrás? O Brasil é um dos melhores times do mundo, tem uma geração de ouro, e certamente esperamos um jogo muito difícil. Mas como time temos que nos concentrar no nosso próprio estilo de futebol, com nossas habilidades técnicas e táticas para ser um bom adversário para o Brasil. O jogo começa 0 a 0. O Brasil tem chance de ganhar, mas a Sérvia também”, comentou.

Em coletiva, Stojkovic afirmou que, assim como Tite, não divulgaria a escalação final, mas adiantou que não fará mudanças na forma de jogar mesmo que o Brasil escale atletas diferentes do que já está acostumado. “Sabemos 99% da escalação do Brasil, não faremos mudanças. Nos últimos dois dias, nos adaptamos às circunstâncias, ao clima no Catar, e a situação é satisfatória”, finaliza.

Brasil x Sérvia

Local: Estádio Lusail Iconic, em Lusail (QAT)
Data e hora: 24 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
Quarto Árbitro: Maguette Ndiaye (SEN)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Assistente VAR: Muhammad Bin Jahari (CIN)
Impedimento VAR: Anton Shchetinin (AUS)
Auxílio VAR: Paulus Van Boekel (HOL)